Sustentabilidade: As vantagens da economia circular para seu negócio!

Sustentabilidade - As vantagens da economia circular para seu negócio
Sustentabilidade - As vantagens da economia circular para seu negócio

Sustentabilidade: As vantagens da economia circular para seu negócio!

Desde que o mundo é mundo há consumo de produtos e serviços. No entanto, hoje a preocupação do consumidor vai além de bons preços e qualidade. O comprador está comprometido, além de tudo, com a sustentabilidade e com os recursos naturais do planeta. Por isso, empresas que aderem o uso da economia circular saem ganhando não só na preservação de recursos, como também em resultados financeiros.

Veja também: Sustentabilidade nas empresas: por que se preocupar e quais as melhores práticas?

Mas o que é economia circular?

Economia circular é um modelo de produção e de consumo que usa o resíduo,que antes era descartado, como fonte de novos produtos. Ou seja, quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível, podendo ser utilizados uma ou mais vezes, criando assim mais valor.

Sustentabilidade - As vantagens da economia circular para seu negócio
Sustentabilidade – As vantagens da economia circular para seu negócio

Veja também: Sustentabilidade x valor de marca: como a embalagem pode ajudar?

Várias empresas já se utilizam desse conceito através do reaproveitamento de suas embalagens e produtos. A Embalagens M2B tem consciência a respeito das questões ambientais, por isso contribui com a preservação das fontes naturais. A matéria-prima das caixas e embalagens que utilizamos é o papelão ondulado de alta qualidade, produto 100% reciclável, produzido a partir de materiais renováveis. Além disso, o nosso setor de desenvolvimento Técnico é responsável por garantir o melhor e maior aproveitamento dos materiais empregados na fábrica. Isso significa que a geração de sobras de material é cada vez menor, diminuindo o desperdício. O material que ainda sobra, é enviado para reciclagem mensalmente, totalizando algumas dezenas de toneladas de resíduos do processo produtivo

Menos é mais

Ao adotar medidas que visam à sustentabilidade econômica e ambiental, seu negócio só tende a ganhar:

  • Eliminação do desperdício;
  • Redução da poluição na produção e no descarte;
  • Redução de custos;
  • Melhoria e otimização dos processos da empresa;
  • Fortalecimento da reputação e imagem de seu negócio.

Na sua empresa, medidas simples podem ser adotadas impactando positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo:

  • Reciclagem: é o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista a sua reutilização. Por este processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados. Os materiais mais comuns usados na reciclagem são: papel, o vidro, o metal e o plástico.
  • Logística reversa: é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a preservação ambiental.
  • Reuso de agua: é possível promover o reuso da água já antes consumida na empresa, assim como fazer a captação de água de chuva para seu aproveitamento em determinadas aplicações.

  • Você conferiu neste artigo as vantagens da economia circular.

    Veja também: Saiba por que usar embalagens sustentáveis no seu negócio

    Preocupar com o futuro do planeta e pensar no consumo, a longo prazo, levando em consideração nossas futuras gerações, é o dever de toda empresa. Por isso, é importante que cada um faça sua parte.

Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário

WhatsApp Chat
Chat via WhatsApp !