Redução de custos na logística: como fazer?

Redução de custos na logística como fazer
Redução de custos na logística como fazer

Redução de custos na logística: como fazer?

As atividades da logística, atualmente, têm ganhado muita relevância no mundo empresarial, o que requer um pensamento e ações estratégicas.
Assim, trabalhar a redução de custos na logística tem sido um grande desafio aos gestores, de forma geral, o que deve ser estudado e planejado de forma criteriosa.
De modo que no final da cadeia produtiva, seja entregue maior valor ao cliente e com os menores custos. Neste artigo você vai ver algumas práticas de ajudam na redução de custos de logística.
Vamos lá!

1- Seus custos logísticos
É essencial que você empreendedor saiba identificar seus custos logísticos. Isso é o primeiro passo para conseguir reduzir custos na logística.
Saiba que a logística envolve a armazenagem, movimentação, estocagem e transporte de materiais e produtos diversos.

Assim, procure racionalizar os gastos em cada área e veja em quais áreas é preciso uma atenção maior, ou seja, onde os dispêndios de recursos ou
investimentos são mais elevados. Passe a traçar metas de redução de custos em cima disso e tenha um controle mais efetivo no acompanhamento dos resultados.

2- Rotinas mais eficientes
Ter rotinas mais eficientes e estratégicas ajudam a otimizar os resultados de qualquer área. Trazendo isso para a logística, deve-se considerar que as remessas para uma mesma região devem ser planejadas para irem juntas.
E isso requer um pouco de organização e controle, e ainda evita o encarecimento as operações de transporte e o envio de produtos trocados,
por exemplo.

3- Automatize processos
Hoje, não há como fugir da tecnologia, pois ela é nossa grande aliada. Sendo assim, procure investir na automação de alguns processos internos.
Embora isso envolva investimentos que tragam retorno a médio e longo prazo, isso é uma forma de elevar a eficiência interna, elevar a qualidade
dos serviços e gastando menos, inclusive com mão de obra e recolhimento de encargos sociais. E se for feita uma pesquisa, há no mercado soluções tecnológicas mais acessíveis.

4- Tenha opção de outras transportadoras
Um dos grandes gastos na logística é com o transporte de bens e produtos. Por isso, é interessante você estabelecer contato com mais de uma
transportadora, não ficando dependendo das condições e preços apenas de uma. Isso pode até favorecer seu cliente, com opções de entregas mais rápidas e flexíveis.

5- Atenção aos estoques
É interessante de forma periódica, com base em dados da área comercial, estabelecer um estudo do giro dos produtos. Sabemos que ter estoque sem giro, implica em gastos com aquisição, armazenamento, com pessoal e até de seguros.

Por isso, faça um estudo de sua demanda e planeje para ter em estoque somente o necessário, mas cuidado para não comprometer a entrega do
produto quando demandado pelo cliente. Observe ainda quais produtos do seu mix em que as vendas são sazonais. Assim, é possível adquirir produtos de acordo com sua sazonalidade. A logística é uma área estratégica e ao ser bem monitorada reduz os custos, e eleva a lucratividade de seu negócio. Portanto, ela merece uma atenção especial. E se você ainda não adotou essas práticas, agora é a hora.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe abaixo seus comentários.

Queremos ouvir sua opinião a respeito deste conteúdo!

Deixe uma resposta

WhatsApp Chat
Chat via WhatsApp !