O que é giro de estoque e como gerenciá-lo?

O que é giro de estoque e como gerenciá-lo
O que é giro de estoque e como gerenciá-lo

O que é giro de estoque e como gerenciá-lo?

O que é giro de estoque? Saiba mais sobre e como gerenciá-lo!


Uma das grandes dificuldades de profissionais que atuam em empresas onde há um alto giro de entrada e saída de mercadorias é conseguir companhar e gerenciar tudo o que entra e sai. Para facilitar o trabalho destes profissionais, tendo em vista que estes dados de gestão de mercadorias são tão importantes para as empresas, existe um parâmetro usado para verificar o desempenho de um estoque na empresa, como por exemplo os 7 erros fatais de gestão de estoque que devemos evitar.

Este parâmetro consegue também indicar a qualidade dos produtos armazenados, como por exemplo caixas de papelão, e a quantidade que foi vendida dentro de um determinado período de tempo. Todo o dado obtido tem grande importância para toda a empresa, tendo em vista que este possui o poder de avaliar a saúde financeira do negócio, indicando o que precisa ou não ser alterado.

Aprenda de uma vez por todas a gerenciar o giro de estoque

Este parâmetro indicado acima é conhecido no mercado como giro de estoque. Ter a habilidade de trabalhar com isto, permite que uma empresa consiga ter maior lucratividade, evite desperdícios e consiga se manter mais estável no mercado.
Os cálculos do giro de estoque possuem o poder de auxiliar na identificação do número de vezes por ano que ocorre o giro de mercadorias e o tempo médio que os itens ficam parados. O profissional capacitado para fazer o trabalho de giro de estoque pode avaliar o cenário e criar estratégias para diminuir o tempo entre o armazenamento da matéria-prima, a confecção e a entrega ao cliente final.

Mesmo que você não tenha nenhum conhecimento relacionado a giro de estoque, iremos lhe ensinar a trabalhar com isso. Para isso, você precisa conhecer seu estoque médio e o número total de vendas, pois esses números oferece muitas vantagens a você, como profissional, tais como:
► Desenvolver a capacidade de conhecer a rotatividade dos produtos;
► Ter um conhecimento adequado para criar alternativas, a fim de evitar que os itens fiquem ultrapassados,
► Conseguir buscar metodologias para diminuir o custo de armazenamento.

Mas vamos ao que interessa? Conheça agora tudo o que você precisa saber para fazer uma eficiente gestão de estoque.

► Realizar a gestão do inventário
Um dos principais problemas que as empresas enfrentam se referem aos altos ou baixos níveis de armazenamento de produtos, portanto, é preciso avaliar a cobertura de estoque para descobrir se será possível cobrir demandas futuras.

► Realizar o acompanhamento das vendas
O profissional responsável pela gestão do giro de estoque precisará identificar os produtos que têm mais saídas, assim como os períodos do ano em que as vendas aumentam. Com essas informações, ficará mais fácil manter um controle mais eficiente do estoque, de acordo com as necessidades das mercadorias.

► Ampliar a rotatividade
É extremamente importante adquirir os produtos do fornecedor com mais frequência do que armazenar muitos itens no estoque, pois isto evita a falta de dinheiro em caixa e a perda de mercadorias. Realizar a gestão do giro de estoques não é tão difícil quanto parece. A prática lhe permitirá ir melhorando ao longo do tempo, sendo assim, comece a trabalhar o quanto antes. Para ter um conhecimento mais amplo e conseguir-se destacar no mercado, é recomendado que acompanhe todas as nossas postagens relacionadas a parte de gestão na empresa. Com toda certeza, agregará muito no trabalho que executa.

Deixe uma resposta

WhatsApp Chat
Chat via WhatsApp !