Por que ter um plano de gerenciamento de riscos na sua empresa?

Por que ter um plano de gerenciamento de riscos na sua empresa?

Como sabemos, os riscos estão em toda parte, independente do ramo de sua empresa ou de qual departamento.

Riscos são considerados como eventos ou efeitos que impactam em vários locais, e cada risco traz para a empresa uma série de consequências.

Neste post você vai compreender melhor sobre a importância do plano de gerenciamento de riscos e como elaborar um.

Queremos que os riscos na sua empresa não sejam fatores de grandes preocupações para você!

A importância do plano de gerenciamento de riscos

Entre as principais importância de se ter um plano de gerenciamento de riscos, se deve ao fato dele contribuir para a identificação dos riscos, bem como a evitar e amenizar os efeitos dos possíveis riscos.

Isso é importante para a saúde de sua empresa como um todo, isto é, desde sua saúde operacional, assim como a econômica.

Além disso, o plano de gerenciamento de riscos está em sintonia com a legislação brasileira, que a cada dia está mais rigorosa em relação saúde e segurança do trabalho.

Sabemos ainda que quanto maiores os riscos, isso pode elevar o passivo de sua empresa, afetando a saúde financeira da mesma.

Principais riscos encontrados nas empresas

Nas empresas podemos encontrar diferentes tipos de riscos, tais como ambientais, financeiros, riscos operacionais, comerciais etc.

Alguns merecem maior atenção, como:

  • Risco de liquidez: quando há possibilidade de perca na alienação (venda) de um ativo da empresa, pois sabemos que esses ativos ou bens sofrem desvalorização com o decorrer do tempo.
  • Risco técnico: esse tipo de risco está ligado aos processos internos da sua empresa, desde o tipo de tecnologia ou prática adotada ou que seja relacionado às operações que são executadas pelas pessoas.
  • Risco econômico: essa modalidade de risco está ligada ao sistema econômico da empresa como um todo. Mudanças na economia, como uma crise ou oscilação da inflação, por exemplo, podem trazer eventos danosos às empresas.

Claro que existem outros, trouxemos aqui apenas alguns exemplos para você.

Como fazer o plano de gerenciamento de riscos

Vejamos:

  • Identifique os riscos existentes, você pode fazer isso com a ajuda de sua equipe, pois ela lida com a rotina diária. Busque compreender o que está acontecendo e o que fazer em relação, priorizando cada risco.
  • Avalie a probabilidade de tais riscos ocorrerem, ou seja, se a probabilidade é elevada ou não de causar algum impacto na sua empresa. Há alguns softwares que ajudam nessa fase.
  • Planeje as respostas aos riscos identificados, diminuindo a probabilidade de tais riscos se efetivarem.
  • Implemente o plano, com atribuição de responsabilidades para sua equipe.
  • Controle os riscos durante o ciclo de vida do projeto.

Saiba que essa estratégia precisa ser documentada e monitorada, observando de forma contínua os resultados que estão sendo apresentados, com ações de correção e melhoria contínua para cada indicador não satisfatório.

Se você gostou desse tema, tem alguma dúvida ou quer dar sua sugestão a respeito, deixe seus comentários abaixo.

Continue nos acompanhando por aqui!

Deixe um comentário

WhatsApp Chat
Chat via WhatsApp !