O que é reciclagem de papelão ondulado e como funciona?

Papelão ondulado M2B Embalagens
Papelão ondulado M2B Embalagens

O que é reciclagem de papelão ondulado e como funciona?

O que é reciclagem de papelão ondulado?

O papelão ondulado é um material sustentável, reciclado por fabricantes de embalagens especializadas. Em resumo, a reciclagem de papelão é o reprocessamento e a reutilização de chapas grossas de várias camadas que foram usadas, descartadas ou consideradas resíduos. 

7 dicas do mercado de embalagens

As caixas de papelão são geralmente folhas de papel resistentes ou grossas, conhecidas por sua durabilidade e dureza. Assim, esse material é comumente visto em caixas de embalagem, caixas de alimentos, embalagens de produtos e muito mais. 

Processo de reciclagem de papelão

A coleta é a primeira etapa da reciclagem do papelão. Os recicladores e empresas coletam o papelão residual em pontos de coleta designados – depósitos, pontos de venda que geram resíduos de papelão, etc. Após a coleta, todo o material é medido e transportado para instalações de reciclagem, principalmente as fábricas de papelão.

Neste ponto, alguns tipos de papelão são aceitos, outros, não. A aceitação da matéria-prima por vezes depende de como foi usada ​​ou fabricada. 

Etapa de classificação

Assim que as caixas de papelão ondulado chegam à unidade de reciclagem, elas são classificadas de acordo com os materiais de que são feitas. Na maioria dos casos, eles são classificados em papelão ondulado e papelão simples. 

As caixas de papelão simples são aquelas mais finas, usadas para recipientes de bebidas ou caixas de cereais. Já as caixas de papelão ondulado são aproveitadas na armazenagem e transporte de mercadorias. 

Portanto, a classificação é importante, pois os fabricantes de papelão fabricam produzem caixas e embalagens diferentes com base nos materiais que estão sendo recuperados.

Trituração e polpação

Após a classificação, a próxima etapa é a trituração e, em seguida, a polpação. A trituração é feita para quebrar as fibras de papelão em pedaços minúsculos. Então, depois que o material é triturado em pedaços, ele é misturado com água e produtos químicos. 

Desse modo, é possível quebrar as fibras do papel que o transformam em uma substância pastosa. Este processo é denominado polpação. 

Filtragem, remoção de impurezas e destintagem

O material em polpa é então levado por um processo de filtragem abrangente a fim de remover as impurezas. A polpa ainda vai para uma câmara onde contaminantes como plásticos e metais são removidos por meio de um processo centrífugo. 

O próximo processo, a destintagem, envolve colocar a polpa em um dispositivo com produtos químicos que removem corantes e tintas por meio de uma série de filtros e peneiramentos. 

Acabamento para reutilização

Nesta fase, a polpa limpa é misturada com novos materiais de produção, sendo depois colocada para secar em uma esteira plana e em superfícies cilíndricas aquecidas. 

À medida que a polpa seca, ela passa por uma máquina automatizada que retira o excesso de água e forma longos rolos de chapas sólidas. 

As fibras do papelão são aglomeradas, camada por camada, para fazer uma nova chapa de papelão.

Vantagens da reciclagem 

Todo o processo de reciclagem gera enormes benefícios. Vamos elencar alguns abaixo e explicar mais sobre eles em outro post: 

  • Reutilização e preservação ambiental;
  • Utiliza materiais renováveis;
  • Economiza energia.

Via: caixadepapelao.net

Deixe um comentário

WhatsApp Chat
Chat via WhatsApp !