Atualmente, o mundo inteiro vem se preocupando com as questões ambientais. Com isso, as indústrias têm investido em propostas ecológicas como o design sustentável, que além de atrair clientes adeptos a esse movimento, demonstra a sua preocupação com o meio ambiente.

Uma das ações de sustentabilidade no mundo corporativo, são os investimentos em embalagens sustentáveis. Por isso, o design sustentável tem sido muito procurado e cada vez mais valorizado, uma vez que permite o uso racional de recursos e ainda promove a estética diferenciada de um produto.

No post de hoje falaremos sobre o impacto do design sustentável na indústria e seus benefícios. Ficou interessado no assunto? Então siga este post até o final e encontre uma solução sustentável para a sua empresa.

O que é design sustentável?

Também conhecido como design ambiental ou ecodesign, é uma metodologia para desenvolver produtos e serviços conforme os princípios da sustentabilidade social, econômica e ecológica.

Consumir é uma necessidade do ser humano. Porém, o uso inteligente (inclusive rentável) dos recursos disponíveis é uma necessidade econômica e ecológica. Mas essa prática sustentável vai além de aspirações imediatas. Ela também promove mudanças na sociedade, modificando os padrões de produção e consumo, por meio de motivações advindas de elementos essenciais alternativos e inovadores do design sustentável.

Esse design deve ser utilizado como uma ferramenta de transformação do pensamento industrial e do consumidor, desenvolvendo práticas que possam agregar-se ao mercado e permitindo um ambiente ideal para o desenvolvimento sustentável de novos materiais.

Quais as suas principais vantagens?

A prática do design sustentável é fundamental para aquelas empresas que já reconhecem que a responsabilidade ambiental é um dos principais fatores para o seu sucesso. Enumeram-se também os benefícios:

  • baixo custo: o reaproveitamento de materiais para a fabricação de novos produtos possibilita uma economia nos custos de sua produção;
  • auxílio ao meio ambiente: menos produtos serão lançados na natureza, minimizando seus impactos, fortalecendo indiretamente a economia, pois a degradação ambiental afeta a todos;
  • reforço de um conceito positivo: essa é uma boa estratégia para o branding do seu negócio, ou seja, para a construção de uma imagem positiva da sua empresa;
  • agrega valor: o design ambiental aumenta a qualidade do seu produto ou serviço, pois valida a sua responsabilidade ambiental, agregando valor ao seu trabalho.

Quais os principais materiais utilizados para desenvolver embalagens sustentáveis?

Embalagens com design sustentável são uma forma de reduzir os impactos causados pelos descartes excessivos, na medida em que podem ser reutilizadas ou recicladas.

São consideradas embalagens sustentáveis, principalmente aquelas obtidas por meio de materiais orgânicos, recicláveis ou reutilizáveis, que não necessitam de muita energia e recursos naturais para a sua produção e que, após a sua utilização, os impactos ambientais são menores. A seguir citamos alguns desses tipos:

Papelão

Embalagens de papelão são sustentáveis, pois elas podem ser facilmente reaproveitadas. Elas são elaboradas principalmente para a proteção, carregamento e transporte de materiais. Além disso, já é possível a sua utilização até mesmo como móveis.

Entre os principais benefícios das embalagens de papelão, está o maior tempo de aproveitamento do material, suportando de quatro a sete reciclagens. Uma outra excelente vantagem é a economia de energia para a sua produção. 

Paletes

Um outro material sustentável que vem sendo muito utilizado são os paletes — muito usados pela indústria para a montagem de cargas e para o transporte de diversos materiais.

Os paletes são estrados de madeira que podem ser reciclados e transformados em lindos móveis como sofá, cadeiras, mesas, dentre outros. O principal benefício para esse tipo de fabricação é o seu baixo custo.

Pets

Desenvolvidas para substituir as embalagens de vidro, por serem mais leves e mais baratas, as garrafas PET surgiram no final da década de 80. Antigamente, não havia uma solução para a sua reutilização, o que fazia com que elas se tornassem grandes vilãs da natureza.

Atualmente, ele é aproveitado pelas indústrias têxteis, construção civil e na fabricação de móveis. As garrafas também viraram utensílios domésticos, como pufes, poltronas e vassouras. O PET é muito utilizado, principalmente pelo artesanato, para o desenvolvimento de peças criativas de decoração. Esse é realmente um material multifuncional!

Pneus

Os pneus também já foram grandes causadores de problemas para o meio ambiente. Eles geravam transtornos para a saúde humana e também para a qualidade de vida. Algumas das maneiras encontradas para diminuir esses problemas foram a reciclagem e o reaproveitamento.

As indústrias reciclam pneus e deles extraem produtos que podem ser utilizados no asfalto, por exemplo. Empreendedores criativos utilizam o pneu para a criação de móveis, utensílios de bastante durabilidade e artigos para a decoração.

Qual o impacto do design sustentável na indústria?

Atualmente, qualquer empresa que não esteja disposta a implantar ou discutir aspectos sustentáveis no seu processo de produção tem grande chance de perder espaço no mercado, já que a sociedade tem se conscientizado cada vez mais da importância de iniciativas que não agridem o meio ambiente.

Muitas empresas já tiveram suas imagens danificadas por participarem de produções que envolviam questões prejudiciais à natureza, como a emissão de grande quantidade de poluentes emitidos no ar ou o uso de madeira não legalizada para o comércio — o que é previsto como crime ambiental.

Desse modo, o design sustentável impacta diretamente a imagem da empresa. Além do mais, ela pode utilizar essa ideia a seu favor, uma vez que a maioria da população se preocupa com essa questão. Uma boa maneira de fazer isso é por meio do uso de embalagens com design sustentável.

As embalagens de papelão são uma ótima opção em termos de economia, durabilidade e sustentabilidade. Se a sua empresa é fornecedora de produtos e procura por embalagens diferenciadas e atrativas para o seu consumidor, com certeza esse tipo de embalagem vai satisfazer a sua necessidade.

Agora que você já conhece o impacto do design sustentável na indústria e sabe o seu valor, não deixe de avaliar a forma como você vem tratando o meio ambiente. Mude já as ações que sejam prejudiciais e inove com embalagens sustentáveis para conquistar ainda mais a sua clientela

E então, gostou do nosso post? Conseguiu entender como o design sustentável pode impactar a sua empresa? Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou opinião, não deixe de compartilhá-la com a gente! Deixe seu comentário abaixo!