Por que investir em treinamento e capacitação para os colaboradores?
Hoje, sabemos que o ambiente de negócios está mais desafiador para todas as empresas, pois estamos enfrentando mudanças de todos os tipos, principalmente os avanços tecnológicos.
Com isso, ter colaboradores atualizados e mais capacitados para suas atividades diárias, tornou-se uma necessidade inadiável.
Afinal, sabemos que ter colaboradores engajados e alinhados aos objetivos a serem alcançados, é uma condição básica para um melhor desempenho das empresas.
Pensando nisso, elaboramos este artigo que aborda sobre porque investir no treinamento dos colaboradores, e como fazer isso.
O que é treinamento?
O treinamento é uma programação de processos internos para capacitar os colaboradores de uma empresa.
O treinamento visa desenvolver nas pessoas habilidades técnicas e de relações pessoais para lidar com situações específicas.
Um processo de treinamento prepara os colaboradores para executar tarefas e enfrentar desafios mais complexos, ampliando as potencialidades e capacidades de cada indivíduo.
Por que investir em treinamento?
Buscando conhecer o panorama anual de investimentos em treinamentos no Brasil, um estudo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, diz que no ano de 2019, a média de investimento realizado em treinamentos e desenvolvimento foi de R$ 652 por colaborador.
E, dentre os fatores para as empresas investirem em treinamentos, temos os seguintes:
- estimula a criatividade e a inovação: quando a equipe recebe a capacitação devida, é possível notar maior iniciativa e criatividade no desenvolvimento de novas soluções em forma de produtos e serviços cada vez melhores, o que traz ganho de imagens para a empresa.
Além disso, o cliente nota o nível de qualidade nos processos e produtos e passa a valorizar mais a empresa e a marca.
- atrai e mantem talentos: toda pessoa deseja trabalhar numa empresa que investe no treinamento e desenvolvimento de sua equipe. Pois sabemos que as pessoas querem trabalhar onde têm oportunidades se desenvolver, assim, será mais difícil seus talentos abandonarem a empresa.
- aumenta a produtividade: colaboradores bem treinados passam a saber o que é esperado deles. Eles ganham mais e melhores habilidades para desenvolver suas tarefas e atividades diárias, melhorando a eficiência operacional do negócio.
Como implementar um programa de treinamento na sua empresa?
Para implantar um programa de treinamento na sua empresa é preciso seguir alguns passos, como estes:
- planejamento: o planejamento é feito com base nas necessidades de sua empresa; um programa de treinamento é feito com base em demandas específicas e de forma a alcançar resultados.
- elaborando o programa de treinamento: nesta fase é preciso determinar quem vai ser treinado, quem vai treinar, quando e onde será o treinamento, a metodologia utilizada, o orçamento e os recursos destinados ao programa de treinamento.
- execução do treinamento: neste momento é quando se coloca em prática o que foi planejado, sempre observando o que pode ser melhorado para os próximos treinamentos.
- avaliação: após realizar o treinamento, é hora de avaliar os resultados obtidos com o treinamento. Busque identificar quais resultados os colaboradores passaram a apresentar para a empresa.
Com certeza, agora você compreende porque é importante investir em treinamentos para a capacitação dos colaboradores.
E, o principal ganho da empresa será a satisfação do cliente, bem como o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.
Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe ele com seus amigos?