O transporte de cargas alimentícias requer cuidado para a conservação do volume, uma vez que elas precisam passar perfeitamente por todas as etapas até o consumidor final. As embalagens para ovos foram pensadas para atender a essa demanda, oferecendo proteção total e conservação ao alimento.

Uma maior preocupação com essa etapa do trabalho é a certeza de clientes satisfeitos e de redução de custos por perda de ovos. Diante disso, neste post você vai entender melhor a necessidade de boas embalagens, conhecendo 4 dicas para fazer um transporte seguro.

Entenda a importância da segurança nas embalagens

A preocupação com a segurança dos ovos no transporte é uma questão institucional importante, mantendo a saúde e a confiabilidade de um negócio. Preservar cargas evita problemas de ordem financeira, como despesas a mais por perda de ovos, ou até mesmo a configuração de prejuízos, em casos mais graves.

O cuidado não deve ser somente com a quebra dos ovos, mas também com a conservação das suas propriedades. Condições de transporte inadequadas podem fazer com que eles percam qualidade, vindo até mesmo a estragarem-se. Isso acaba colocando em risco a credibilidade da empresa, algo muito prejudicial e que pode ser resolvido facilmente, graças a boas práticas.

Veja o que considerar para o transporte seguro

O transporte adequado está muito ligado às embalagens para ovos seguras, que ofereçam bom manuseio, empilhamento e conservação. É fundamental investir em caixas de qualidade, que vão garantir a integridade e a qualidade do alimento em todas as etapas.

Para conseguir isso, é preciso dedicação a alguns pontos importantes, sempre pensando em como as embalagens vão se adequar às necessidades de preservação do alimento. A seguir, confira 4 dicas fundamentais para considerar durante o processo de transporte dos ovos.

1. Escolha o material adequado

Uma das maiores preocupações no transporte e manuseio de ovos é em relação à fragilidade das caixas. Por conta disso, a embalagem precisa oferecer suporte para que esse ponto seja atendido de maneira eficiente, para que o alimento possa passar pelo processo logístico de forma segura.

O material das embalagens utilizadas é um ponto importante, precisando de uma proteção eficiente. As caixas de papelão ondulado são as opções com a melhor proposta para os ovos, tendo em vista que esse material tem uma maior capacidade de minimizar os impactos que o alimento sofre no transporte.

A caixa de papelão ondulado possui uma camada interna, como um reforço, que funciona justamente para deixar as paredes da caixa com maior capacidade de amortecimento. Dessa forma, é possível transportar ovos com o maior nível de segurança possível.

2. Tenha embalagens de fácil manuseio

Desde a saída do criadouro, passando por todas as etapas, os ovos serão manuseados em grandes quantidades, o que os expõe naturalmente aos riscos contra sua integridade. Não é fácil carregar caixas cheias e pesadas, o que também faz necessário o pensamento de funcionalidade ao trabalhador que fará esse manuseio em vários momentos.

Boas embalagens devem oferecer suportes para que sejam pegadas com maior facilidade, sem nenhum tipo de improviso ou desconforto para os profissionais envolvidos nessas etapas.

Encaixes para as mãos podem parecer um simples detalhe, mas são recursos de funcionalidade de extrema importância. Quando as embalagens contam com eles, o manuseio poderá ser feito adequadamente.

Para que essa solução seja aplicada nas caixas, é preciso também que elas sejam reforçadas, para que não haja nenhum tipo de problema. Uma embalagem com suporte para pegada, mas sem resistência, pode resultar em rasgos e danificação de ovos.

3. Empilhe de forma cuidadosa

Uma importante necessidade nas embalagens para ovos é que elas possam ser empilhadas sem maiores problemas. Essa demanda faz com que as embalagens precisem ser pensadas de forma que possam “encaixar” umas nas outras. Isso permite que elas fiquem alinhadas e, principalmente, não ofereçam pressão, impacto ou qualquer outro tipo de agressão aos ovos das caixas que estejam sobre ou embaixo delas.

Além do cuidado acerca do material, é fundamental não sobrecarregar as embalagens. Elas terão limites bem específicos, e é sempre fácil identificar quando elas já atingiram esse volume. Forçar esse ponto pode causar problemas iminentes à estrutura dos ovos, causando quebras, ou seja, desperdícios que podem ser facilmente evitados.

Outra recomendação básica, porém fundamental, é evitar misturar outros tipos de cargas com os ovos. Como eles são altamente frágeis, outros alimentos, por exemplo, podem oferecer pressão excessiva na hora de empilhar, resultando em rachaduras e até mesmo na quebra. Cargas de ovos devem ser somente deles.

4. Mantenha a temperatura dos ovos

As embalagens para ovos também devem ser desenvolvidas pensando na manutenção da temperatura deles. Pelo fato de possuírem suas necessidades muito específicas, eles precisam ter o respiro adequado, porém também não podem sofrer com climas muito frios. É preciso buscar um equilíbrio para que o ovo não sofra com esses fatores.

Antes de serem transportados, os ovos ficam armazenados em locais que possuem um nível adequado de refrigeração, e esse mesmo nível deve ser mantido nos caminhões para que o alimento não sofra com um possível impacto térmico.

Outro ponto importante é a utilização de embalagens que permitem a respiração dos ovos, sem que eles fiquem abafados, mas também não totalmente expostos. As altas temperaturas também podem trazer problemas, o que faz com que a descarga em dias de muito calor e sol demande cuidados.

O equilíbrio é fundamental, com embalagens que protejam a estrutura da casca dos ovos, mas também ofereça ventilação suficiente para evitar o abafamento.

5. Tenha atenção ao custo-benefício

Adquirir novas embalagens para ovos é um processo que passa pela consideração de todos os fatores citados ao longo deste post. As opções mais baratas e com menos recursos podem acabar custando mais caro, pois não oferecem a preservação necessária dos alimentos.

Pensar de forma inteligente é levar em consideração a relação custo-benefício na hora de adquirir embalagens. As melhores alternativas são aquelas que possuem preços justos quando alinhados com os recursos e a segurança que oferecem o que a carga precisa, em nível de segurança e conservação.

Com essas dicas você vai tomar as melhores decisões na hora de escolher as melhores embalagens para ovos usadas no transporte! Assim seu negócio poderá se manter sempre relevante, oferecendo o máximo de qualidade.

Nós temos as embalagens que você precisa! Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar sua empresa com esse serviço.