Sustentabilidade x valor de marca: como a embalagem pode ajudar?
Bons preços e qualidade de produtos e serviços ofertados não são os únicos elementos que garantem um bom posicionamento de mercado. As empresas precisam dar atenção à sua imagem, ao valor de marca, por meio de estratégias, como alinhar a sustentabilidade às suas embalagens.
Nesse sentido, a utilização de dispositivos de embalar que sejam mais favoráveis ao meio ambiente, além de incentivar práticas mais ambientalmente sustentáveis, faz com que o negócio seja percebido de uma maneira mais positiva — ponto fundamental para otimizar vendas.
Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela empresa de logística Dotcom Distribution, foi identificado que 63% dos consumidores afirmaram que a utilização de embalagens sustentáveis tem grande importância.
Responsabilidade com a natureza e aumento do valor de marca. Listamos algumas informações sobre a associação desses dois elementos por meio do uso de embalagens sustentáveis. Confira!
Engaje os clientes
Considerando o atual cenário de revisão de práticas industriais e comerciais, além da alta conexão digital, os indivíduos têm maior conhecimento e interesse em ações que sejam menos nocivas ao meio ambiente.
Com a prática de embalagens sustentáveis, a sua empresa vai ser capaz de comunicar-se e estabelecer engajamento com esse tipo de cliente. Muitos exigem das empresas uma postura mais responsável em relação a esse ponto.
Dessa forma, o negócio vai estar capacitado para construir e gerenciar uma imagem que transmita um valor de marca sustentável, diferenciado-o dos concorrentes por meio desse reposicionamento. Com o crescimento do mercado, é preciso achar pontos que destaquem a empresa. Assim sendo, o lucro é otimizado, e o valor de marca, fortalecido.
Digamos que uma padaria resolva trocar todas as tradicionais embalagens e sacolas de plástico de seus produtos por materiais sustentáveis. Dessa forma, os clientes do estabelecimento têm nessa ferramenta uma consonância com suas sensibilidades ambientais.
A empresa, assim sendo, começa a interagir com o público de uma maneira que até então não era utilizada: por meio do acionamento e sensibilização de suas questões ideológicas.
Entretanto, a nova utilização pode gerar afastamento em indivíduos que não tenham conhecimento ou preocupação com a causa ambiental. A partir disso, é importante criar conteúdos para esse segmento de público, seja nas próprias embalagens ou em plataformas como redes sociais, sites e blogs, que expliquem a importância, necessidade e benefícios de ações desse tipo.
Transmita credibilidade
É preciso ter atenção para não abordar a sustentabilidade apenas como estratégia de vendas. Ela pode, sim, aumentar o lucro. Entretanto, os clientes estão cada vez mais atentos às práticas das empresas. Discursos vazios são facilmente percebidos e repelidos.
É preciso integrar a sustentabilidade a toda a cultura do negócio, não apenas ao setor de marketing e às campanhas estratégicas. Proponha ações, além das embalagens, que visem a manutenção e qualificação do meio ambiente.
Destine uma parte dos lucros a uma causa, elabore ações que promovam o plantio de árvores em um bairro, crie hortas comunitárias ou proponha coleta seletiva, dentre outras.
Integre o consumidor à sustentabilidade
Mostrar ao indivíduo os benefícios e ganhos ambientais da utilização desse tipo de embalagem é uma forma de criar diálogos mais próximos e fortes com ele.
Seja na própria sacola, pacote, caixa etc. ou em conteúdos criados para as redes sociais, blog e site da empresa, passar detalhes sobre o ciclo de produção, revelando detalhes logísticos e as economias e benefícios promovidos pela abordagem, é uma boa estratégia de interação. Pode-se usar inclusive dados estatísticos que mostram a redução do impacto ambiental, seja em florestas, no ar ou em rios a partir de ações ecologicamente zelosas. Tudo isso, é claro, resulta em pontos positivos para um negócio por parte do público.
Além disso, para os consumidores com menor conhecimento sobre práticas mais sustentáveis, promova um trabalho de conscientização e educação. Mostrar, nesses mesmos espaços, as consequências da utilização de materiais mais convencionais e nocivos e explicar termos que surgem na era da sustentabilidade é fundamental.
Expressões como eco-friendly, low-impact, dentre outras, não são apreendidas de maneira natural por muitas pessoas. Influenciar a educação socioambiental de indivíduos é também uma maneira de direcionar essas pessoas aos produtos e serviços da empresa, fidelizando-as.
Reduza gastos e aumente o valor de marca
Apesar de, inicialmente, não contemplar os clientes, a redução de custos ao utilizar embalagens sustentáveis pode flexibilizar e aumentar o orçamento da empresa para ações que se proponham a lidar de maneira mais direta com o valor de marca.
Práticas ambientais mais responsáveis são capazes de diminuir despesas, uma vez que a reutilização de determinados materiais é mais barata do que a aquisição de novos. A apropriação de lixo reciclado e a sua consequente transformação em embalagens pode ter menor custo do que a compra de plásticos e papéis industriais, por exemplo.
Além de ser uma estratégia que, por si só, constrói diálogos especiais com o público, a utilização de embalagens sustentáveis faz com que a empresa tenha maiores recursos para o investimento em ações de branding.
Faça parte de uma discussão global
Não abordar a sustentabilidade nas práticas de sua empresa pode passar a impressão, para muitos clientes, de desatualização. O assunto é cada vez mais discutido e apreendido em variados setores sociais, dentre eles, o comércio.
De acordo com consultores empresariais da Apsis Consultoria Empresarial, grande parte das firmas incluem na pauta de reuniões de trabalho temas relacionados às questões socioambientais. A sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma realidade. Cabe a você integrar o seu negócio a esse movimento global ou não.
Muitas empresas que adotam práticas mais sustentáveis chegam a alcançar, segundo a Apsis Consultoria Empresarial, o dobro de rentabilidade. Qualidade dos produtos ofertados não é apenas o único ponto de avaliação dos clientes. Pautas sociais, cada vez mais, influenciam o ato de compra.
Sigamos o exemplo de uma petrolífera. Empresas envolvidas em escândalos de derramamento de petróleo em mares, normalmente, veem as suas ações cair drasticamente nas bolsas de valores e a retração de vendas. Entretanto, apesar da rapidez na queda, esse é um caso extremo.
Ao adotar práticas sustentáveis, porém, elas geram resultados a médio e longo prazo. E essas ações promovem uma maior estabilidade da percepção de marca.
Por meio da utilização de embalagens sustentáveis, a sua empresa pode fortalecer a sua imagem, otimizar vendas, reduzir custos e promover ações de cuidado com o meio ambiente.
As informações sobre a associação entre embalagens e sustentabilidade lhe foram úteis? Compartilhe o post com amigos nas suas redes sociais e descubra como eles vêm construindo o valor de marca de seus negócios!