Gestão de qualidade: qual a importância da certificação ISO 9001

Gestão de qualidade: qual a importância da certificação ISO 9001

No universo da gestão empresarial, a gestão de qualidade é uma parte crucial para assegurar a conformidade de produtos e serviços, aumentar a satisfação dos clientes e promover o sucesso sustentável de uma organização.

Estruturar um sistema de gestão de qualidade pautado de acordo com os requisitos da norma internacional ISO 9001 é o melhor caminho para ter pleno êxito na conquista desses excelentes resultados.

Algumas pessoas, inclusive gestores empresariais, já ouviram falar dessa certificação, porém ainda não perceberam a dimensão da sua importância.

Quer saber mais sobre gestão de qualidade e todos os benefícios que a certificação ISO 9001 pode trazer para o seu negócio? Então, fique atento a cada linha deste post.

Por que a certificação ISO 9001 é importante?

Porque ela estabelece requisitos para sistemas de gestão da qualidade, em consenso estabelecido por 164 nações que são membros da entidade ISO (International Organization for Standardization). 

Essa organização não governamental com sede na Suíça é responsável pelo desenvolvimento de normas internacionais para padronização de produtos, serviços e sistemas, de modo a assegurar sua qualidade, segurança e eficiência.

Isso significa que, quando a sua empresa é certificada na ISO 9001, ela está demonstrando um padrão de qualidade aceito e valorizado em 164 países. Quer visibilidade maior do que essa para a sua marca?

Em consequência dessa extraordinária importância, as grandes corporações mundiais somente aceitam trabalhar com fornecedores que tenham um sistema de gestão de qualidade certificado na ISO 9001. Sendo assim, se a sua empresa quer ser parceira dos grandes players de mercado, obtenha a certificação o quanto antes.

Essa importância também se sustenta nos diversos benefícios que a implementação dos requisitos da norma ISO 9001 traz para a organização que opta por ter a certificação. Conheça alguns dos principais benefícios da gestão de qualidade: 

Incremento da produtividade

Ter produtividade significa produzir mais consumindo menos recursos — materiais, financeiros, humanos e temporais — e, claro, mantendo alto padrão de qualidade do produto ou serviço. É sinônimo de eficiência — conseguir o melhor rendimento possível com o mínimo de erros e/ou gastos efetivos.

Um dos princípios da qualidade em que a ISO 9001 se fundamenta é a abordagem de processo. Implementando esse princípio, sua empresa documenta toda a rotina de trabalho e identifica os processos críticos que impactam a conformidade de produtos e serviços e a satisfação do cliente.

A partir dessa informação documentada, sua equipe percebe os gargalos, podendo agir para desburocratizar e integrar processos, determinar controles mais eficazes, minimizar a possibilidade de falhas, aumentar a eficiência no consumo de recursos, eliminar desperdícios, evitar retrabalhos e melhorar a metodologia de execução. Tudo isso contribui significativamente para o aumento da produtividade da sua equipe interna.

Maior competitividade de mercado

Com a ISO 9001, a organização tem que determinar, monitorar e analisar criticamente as questões externas e internas pertinentes ao propósito empresarial e ao seu direcionamento estratégico, e que afetem a sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos pelo seu sistema de gestão da qualidade.

Com isso, o autoconhecimento da empresa se amplia e o entendimento do contexto empresarial se expande, auxiliando no aprimoramento incremental das ações estratégicas, táticas e operacionais aplicadas na gestão do negócio.

Os requisitos da ISO 9001, quando bem implementados, capacitam a sua empresa para competir em igualdade de condições com as melhores empresas do mercado.

Além disso, a certificação ISO 9001 facilita o ingresso da sua empresa em mercados que exigem alto padrão de qualidade, possibilitando novas oportunidades de negócios no mercado nacional e internacional.

Melhor desempenho geral

Ao implementar a gestão da qualidade, a empresa estrutura seus processos internos de forma mais organizada e racionalizada, melhorando os fluxos de trabalho, comunicação e informações, favorecendo a elevação do nível de desempenho individual de cada departamento interno. Tudo isso somado conduz a empresa para um novo patamar de desempenho global.

Para garantir uma curva ascendente de desempenho, a organização passa a medir e monitorar os resultados dos processos críticos do negócio e a promover sua melhoria continuamente, o que gera um círculo virtuoso de progresso permanente e fomenta o desenvolvimento de ações para a sustentabilidade empresarial.

Índice de satisfação do cliente em alta

Quando a empresa implementa os requisitos para sistemas de gestão de qualidade da ISO 9001, tanto os clientes pessoa física quanto pessoa jurídica enxergam a empresa sob nova perspectiva, sabendo que ela se importa em fornecer produtos e serviços de qualidade que assegurem a satisfação do cliente e em cumprir com as exigências legais pertinentes ao seu setor econômico.

Assim, uma boa imagem empresarial se consolida na mente do cliente, e as chances de sua fidelização se ampliam sobremaneira. E nada melhor do que contar com uma carteira de clientes satisfeitos, já que custa menos reter clientes do que conquistar novos.

Melhoria na gestão de equipe

Para que o sistema de gestão de qualidade seja bem-sucedido, o engajamento das pessoas é imprescindível. Treinamentos, cursos e capacitações são as principais ferramentas de formação de competência, conscientização da cultura de qualidade e promoção do engajamento das pessoas, e são exigidos nos requisitos da ISO 9001.

Com esse investimento, a sua organização melhora significativamente a gestão de equipe, pois um colaborador engajado com a qualidade é aquele que tem compromisso com a geração de bons resultados, se empenha em cumprir os prazos e regras estabelecidos e traz sugestões de melhoria para os processos.

E o ponto alto: preocupa-se com a satisfação dos clientes internos — pessoas da equipe interna que interagem com o seu trabalho — e dos clientes externos — consumidores finais e/ou contratantes da empresa. Certamente, a sua organização quer uma equipe inteira que demonstre possuir todas essas qualidades.

Sem sombra de dúvida, a certificação ISO 9001 é muito importante para as empresas que buscam um caminho seguro e comprovado para realizar a gestão de qualidade com eficácia e sucesso garantido. O quanto antes sua equipe se empenhar nessa conquista, mais rápido colherá bons frutos. Então, mãos à obra!

Agora que você está ciente da importância da certificação ISO 9001, que tal deixar um comentário? Queremos saber a sua opinião e tirar suas dúvidas.

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