Apresentação do produto no stand de vendas: por que importa?

Apresentação do produto no stand de vendas: por que importa?

Quem trabalha com marcas de varejo sabe o quanto é difícil fazer a sua mercadoria se destacar no ponto de venda e se tornar a escolha final do consumidor, já que a concorrência é acirrada. Nesse momento, a apresentação do produto é fundamental, pois é ela que vai despertar o interesse inicial no cliente.

A montagem de um stand de vendas é uma excelente forma de apresentar uma nova mercadoria ou reposicionar uma marca já conhecida, por exemplo. Entretanto, alguns pontos devem ser bem planejados antes de esse tipo de ação ser colocada em prática, a fim de evitar prejuízos para o seu negócio. Confira!

A praça e o espaço ideais

Na hora de pensar na apresentação do produto, o gestor responsável deve se preocupar também com todo o processo logístico que o envolve. Isso vai desde o transporte seguro da mercadoria até a escolha dos pontos de vendas.

Para que o item seja visto pelo seu público-alvo, ele deve ser encontrado nos locais frequentados pelos consumidores. Conhecer o perfil de quem consome o seu produto, e dos compradores em potencial, é fundamental para saber como chegar até eles.

A negociação de espaços específicos nos pontos de vendas também pode ser uma boa estratégia para que o seu artigo seja melhor apresentado, despertando a curiosidade de quem ainda não o conhece ou a lembrança de quem já o experimentou e gostou.

O alinhamento do vendedor

Caso o stand de vendas conte também com a presença de um vendedor, a apresentação do profissional também deve ser muito bem cuidada. Além de estar com uma roupa adequada, o vendedor deve conhecer profundamente o produto e buscar entender as necessidades de cada cliente, para criar um discurso eficiente e orientado à venda.

O ideal é que o profissional demonstre os pontos fortes da mercadoria, alinhando-os com os anseios e expectativas do consumidor, fazendo com que ele enxergue no item oferecido a solução certa para o que precisa.

No caso de artigos alimentícios, ações com degustações costumam fazer bastante sucesso e quebrar a resistência que o público tem em experimentar novas marcas.

Material promocional

A comunicação visual do stand deve ser chamativa e criativa, já que é ela que vai despertar o interesse do público em um primeiro momento. As cores da marca devem ser trabalhadas de forma a se tornar familiar na mente do consumidor.

O material promocional utilizado em todo o ponto de venda deve conter imagens de qualidade e em boa resolução, evitando aquele aspecto amador, que transmite pouca credibilidade ao comprador.

O stand não deve ser apenas bonito, ele também precisa ser funcional. Tome muito cuidado para não obstruir a passagem das pessoas e o transporte de mercadorias.

A organização também deve fazer parte da estratégia, já que ninguém gosta de ver um ambiente bagunçado. Deixar os produtos expostos de maneira correta, sempre bem alinhados, de acordo com o layout planejado, é mais uma ferramenta para o sucesso da ação.

Caso você opte pela distribuição de brindes no ponto de venda, certifique-se de que eles estão estritamente conectados com o que você vende e com o perfil do consumidor da sua marca. Assim, você garante que a mensagem transmitida pela sua empresa seja eficiente e o investimento bem-feito.

A embalagem perfeita

O fato é que a embalagem é a primeira coisa que chama a atenção do cliente no stand de vendas, e é por isso que ela deve ser feita com muito estudo, pesquisa e planejamento. Isso garantirá que o seu público-alvo a encontre, identifique-se com o seu conteúdo e confie nas informações trazidas nela.

Quando nos colocamos no lugar de quem faz as compras, percebemos melhor o quanto essa apresentação faz a diferença. Afinal, não queremos adquirir produtos de aparência duvidosa ou que omitem sua composição da embalagem, especialmente quando se trata de alimentos.

A embalagem é o primeiro contato do consumidor com a mercadoria, e se ele não sentir confiança no que ela transmite, as chances de venda diminuem drasticamente. Nesse ponto, o gestor também deve se atentar ao cumprimento da lei, analisando se a embalagem contém todas as informações obrigatórias referentes ao que está sendo comercializado.

Você já pensou que a embalagem pode ser o diferencial do seu produto? Muitas vezes, a mercadoria que comercializamos, apesar de ser de qualidade, pode não ter nenhum atrativo que a diferencie da concorrência.

Nesse caso, a embalagem se torna ainda mais importante, pois dá grande chance de o seu produto se destacar.

Criar embalagens práticas e funcionais, que facilitam o dia a dia do consumidor, é uma ótima maneira de diferenciar a mercadoria e aumentar a sua fatia de mercado. Considerar a hipótese de vender o item em porções diferentes, maiores ou menores, também é uma chance de destacar o produto. Mas, antes de qualquer mudança, faça pesquisas e valide os resultados.

Porém, lembre-se de que a primeira função da embalagem é manter a integridade do produto e impedir que ele estrague ou se desfaça, por exemplo.

Por isso, antes de colocar em prática uma ideia esteticamente incrível e inovadora, você deve se perguntar se ela vai cumprir a sua função principal. Se a resposta for positiva, vá em frente!

A embalagem também é um dos principais componentes para a fidelização do cliente, que por meio dela reconhece a marca facilmente e sempre a procura no ponto de venda. Por esse motivo, reformulações de marca e embalagens devem ser planejadas, testadas e aprovadas antes de chegarem em grande escala ao consumidor final.

Contar com os serviços de uma equipe profissional e especializada em design de embalagens é um investimento necessário para o desenvolvimento de uma marca que transmita beleza, profissionalismo, criatividade e credibilidade.

Além do mais, uma empresa de design de embalagens oferece o know-how necessário para desenvolver peças estratégicas, que preencham todos os requisitos de uma boa embalagem: proteção, logística, branding e sustentabilidade.

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