Sucesso da empresa: como a embalagem usada pode defini-lo?

Sucesso da empresa: como a embalagem usada pode defini-lo?

Se você está se preparando para criar uma embalagem para os seus produtos ou considerando a hipótese de mudar a embalagem de um produto existente, é provável que uma coisa tenha passado pela sua cabeça: o sucesso da empresa. Afinal, muitos provedores de produtos podem pensar que apenas eles e seu desempenho são importantes e que a aparência da embalagem não faz diferença, mas sabemos que isso não é verdade.

Hoje vamos mostrar como a embalagem pode definir o sucesso de vendas de um produto e mostraremos como ela influencia o processo de compra. Vamos lá?

O papel da embalagem no sucesso da empresa

A embalagem de produtos aumenta a satisfação do cliente, a visibilidade do que se vende e ajuda a definir aquilo que você comercializa  para estar passos à frente da concorrência. Isso significa que as embalagens desempenham um papel fundamental no sucesso da empresa, atraindo clientes e fornecendo a eles o que procuram quando levam seus bens para casa.

A embalagem é uma parte fundamental do plano de marketing de qualquer empresa que fabrique ou venda produtos, pois já é sabido que o pacote em que algo vem embalado pode ser o principal motivo de compra para muitos consumidores.

Embalagens podem oferecer uma sensação de qualidade e refletir a imagem de um produto. É, portanto, crítico nas vendas do varejo investir nelas para atrair os olhos do consumidor.

A influência sobre o consumidor

A cor e o design de embalagens também influenciam no sucesso da empresa porque são gatilhos do comportamento do consumidor, tendo um efeito notável em como ele vê a sua marca. A cor é frequentemente usada nas embalagens para atrair a atenção, mas ela também devem ser tomada no contexto dos objetivos de marketing de um produto.

Clientes sempre associarão a imagem de uma marca com a forma pela qual seu produto é embalado. Já percebeu que produtos tecnológicos sempre vêm em embalagens lindas, únicas e leves para reforçar a imagem de inovação que suas marcas pretendem projetar? Por outro lado, bebidas podem ter projetos de garrafas únicas e embalagens de alimentos como iogurtes tendem a facilitar o seu consumo e oferecer praticidade.

A imagem da marca que a embalagem promove tem por obrigação diferenciar um produto dos concorrentes, o que pode ser difícil quando eles são muito semelhantes. Por isso, tipos de produtos da mesma natureza adotarão frequentemente cores e designs parecidos.

Preto e dourado, por exemplo, são usados tradicionalmente em embalagens de luxo, enquanto branco e azul são comuns no universo dos produtos de limpeza.

A experiência tátil

Outra forma como uma embalagem pode afetar a percepção do consumidor é mantendo o produto seguro. Uma embalagem firme, robusta e impecável pode evitar que o produto seja quebrado, derramado ou violado de alguma forma durante o transporte. Isso não ajuda sua empresa apenas a evitar devoluções, mas também aumenta a percepção de qualidade sob os olhos dos clientes.

As embalagens não são meros recursos de branding e instrumentos de marketing que dependem do aspecto visual, mas também são experiências táteis e, de acordo com os materiais com que são fabricadas, transmitem sentimentos diferentes.

Todos nós estamos dispostos a pagar um pouco mais por uma embalagem que seja sinônimo de zelo e possa ser armazenada com facilidade em nossos armários e dispensas. Por isso, formatos extravagantes não são tão comuns, já que eles dificultam a organização doméstica.

A mais poderosa ferramenta de branding

A embalagem do produto desempenha outro papel vital no processo de branding. Ela pode ajudar a vender um produto porque proporciona espaço para compartilhar informações a respeito dele, como dados nutricionais, de uso ou instruções. Embalagens também são recursos de propaganda para veicular estratégias de marketing e atrair o olhar de potenciais clientes.

Em essência, elas podem ajudar a pintar uma imagem de como o produto beneficia o cliente. Por isso, ao desenvolver um novo bem é importante realizar pesquisas de mercado para determinar o que é atraente para o público que se pretende atingir.

O poder de fidelização

A embalagem ainda tem o papel de ajudar os clientes a identificarem um produto ou empresa a qual são leais. Se, por exemplo, uma cadeia de restaurantes resolve vender sua lasanha nas prateleiras dos mercados, a embalagem e o rótulo podem levar seu logotipo, nome e esquema de cores para a identificar. O mero uso de embalagens que transportam uma mesma marca ajuda os clientes a identificarem aquele branding e aterem-se às suas preferências.

É por causa disso que ela é também fator de fidelização. Uma vez que clientes começaram a comprar um produto e gostaram dele, a embalagem ajuda-os a identificá-lo rapidamente em compras futuras.

A importância no mix de marketing

Por outro lado, ao introduzir novos produtos no mercado, embalagens podem ajudar a chamar atenção e associá-lo a determinados sentimentos que serão fundamentais para o sucesso da empresa.

Um fator fundamental do mix de marketing, e determinante para o sucesso das empresas, é o preço. Reduzir os custos da sua embalagem permite que você reduza seu preço de venda e isso pode ser importante tanto para sua marca quanto para a sua estratégia de lucro.

Optar por vender a um preço mais alto, com um pacote mais robusto, de maior requinte e acabamento, também pode enviar a seus clientes a mensagem de que aqueles itens são valiosos.

Uma boa embalagem é apenas uma das estratégias que podem tornar seu marketing e vendas bem-sucedidos. Provavelmente você já esteve tentado a comprar um produto apenas por causa da incrível embalagem em que ele estava envolvido ou porque ele se destacou entre outros produtos similares. Então você conhece os impactos desse instrumento para o sucesso da empresa.

Uma embalagem por si só pode aumentar a visibilidade de um produto, torná-lo mais comerciável e promover a consciência de marca, fornecendo uma riqueza de informações que podem atrair os consumidores para um produto e ajudá-los a tomar a decisão de compra.

O sucesso da empresa depende de como você embala seus produtos. Para aprender as melhores práticas, siga a Embalagens M2B no Facebook e fique atento às nossas postagens.

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