Qual o papel de bom vendedor? Afinal, como ser um vendedor de sucesso?

Qual o papel de bom vendedor? Afinal, como ser um vendedor de sucesso?
Qual o papel de bom vendedor? Afinal, como ser um vendedor de sucesso?

Qual o papel de bom vendedor? Afinal, como ser um vendedor de sucesso?

Vender é uma missão desafiadora, que exige da gente paciência, bons relacionamentos e uma série de outras habilidades.

Afinal, é possível desenvolver as habilidades de um bom vendedor? Sim, é possível.

Até porque ter bons vendedores é essencial para que a empresa tenha bons resultados, pois a venda geralmente acontece pela ação e determinação da equipe de vendas.

Por isso, neste artigo de hoje queremos que você conheça a importância do papel do vendedor e algumas dicas para ser um bom vendedor, e assim, se tornar um vendedor de sucesso.

A importância do vendedor para uma empresa

Os vendedores são peças chaves para a obtenção de resultados numa empresa.

Eles são responsáveis por toda a jornada de compra do cliente, como:

* identificar as necessidades do público

* passar essas informações para a equipe de compras ou desenvolvimento de produtos

* atendimento ao cliente com ações fazer orçamento e matar objeções

* fechamento da venda

*  realização do pós-venda e gestão do relacionamento com o cliente.

O papel do vendedor na era digital

Hoje, as empresas precisam de um novo tipo de vendedor que esteja disposto a aprender a evoluir nessa nova era digital.

Ele precisa, diariamente, buscar estudar e ficar informado das evoluções tecnológicas e mídias sociais, pois boa parte da jornada de compras do consumidor passa pelas buscas na internet.

Por isso, é papel do vendedor ter presença nos canais online, com presença e relevância para criar relacionamentos e conquistar a atenção de possíveis clientes para as soluções que a sua empresa oferece.

Dicas para se tornar um vendedor de sucesso

  1. Planeje

Para cada cliente, é preciso pensar em como será a abordagem, por isso, você precisa desenvolver a capacidade de planejamento.

Caso contrário, poderá resultar abordagens inadequadas, em viagens perdidas, cancelamento de reuniões, informações divergentes, não saber o abordar com seu cliente etc.

Por isso, tenha uma agenda, se planeje antes e honre seus compromissos sempre!

  • Conheça o seu potencial cliente

Quem é seu potencial cliente? Onde ele fica mais presente, no mundo físico ou virtual? É preciso identificar as características básicas de seu prospect.

Ao conhecer com quem você vai negociar, fica mais fácil pensar em como será a abordagem e quais os pontos de interesse para essa pessoa.

Por isso, nunca vá se encontrar com um cliente sem saber quem é, com quem você estará falando. Pense em quais os motivos que levariam a pessoa a comprar de você, e quais os possíveis obstáculos que poderiam trazer dificuldades no acordo, dentre outros pontos.

  • Conheça seu produto

Se você não conhecer o produto que está vendendo, como poderá ter bons argumentos para convencer o prospect que seu produto é bom ou é a melhor solução para ele?

Faça questão de ver vídeos, ler o material de divulgação do seu produto, estude o manual do seu produto, dentre outras ações.

Assim, você consegue reverter cada objeção do seu possível cliente e gerar confiança nele.

  • Estude

Sim, é também papel do vendedor estudar sobre sua área de atuação e seu mercado em geral.

Procure por publicações em revistas e na internet relacionadas a sua área, esteja por dentro das últimas tendências e novidades.

Com isso, é possível você ter um maior repertório para conversar com seu cliente e passar a imagem que você é uma pessoa atualizada e que conhece de sua área, gerando mais confiança no processo de negociação.

  • Seja digital

Hoje, em tempos de cultura digital, você precisa estar sintonizado com essas mudanças e estar por dentro das redes sociais e outros meios digitais. É interessante você ter um perfil profissional nas redes sociais para ser encontrado mais facilmente.

Bem como usar dos canais digitais para relacionar com seus clientes. Pois você precisa se mostrar acessível e disponível para seus potenciais clientes.

Isso é bom para sua imagem, para prospectar clientes e fechar mais negócios.

  • Tenha empatia

Ter empatia é se colocar no lugar do outro. Geralmente, as pessoas não gostam de relacionar com pessoas que só pensam em seus próprios interesses e objetivos.

Por isso, seja empático, considerando as necessidades do outro, oferecendo acordos que sejam positivos para ambas as partes.

Agora você conhece essas dicas valiosas e fica mais fácil conquistar um cliente e concluir uma venda, e com certeza, você fechará mais negócios!

Agora é com você! Vamos praticar essas dicas!

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