Markup: Qual a importância para o varejo e como calcular?
O intuito de toda e qualquer empresa, independentemente de seu ramo de atuação, é obter lucros através da venda dos produtos que esta produz. Para que este lucro seja gerado, o custo com a produção deve ser somado a um valor correspondente a algo que chamamos de margem de lucro, para ir constituindo o valor total do item comercializado.
Entendendo esta etapa, será mais fácil compreender o conceito de markup. Este índice é variável e depende muito do segmento de atuação da empresa em questão, além do público-alvo que deseja atingir, do tipo de produto que é comercializado, dentre outros fatores.
Nesta conta inclui-se ainda os valores das despesas fixas, ou seja, cobradas com uma frequência e das variáveis, que acontecem sem uma frequência e muitas vezes não são esperadas. O cálculo do markup deve ser realizado de forma estratégica, com o intuito de atrair clientes potenciais,
mesmo que seja necessário oferecer descontos e promoções especiais para seus consumidores.
Entenda o motivo do markup ser tão importante para as empresas
Quando uma empresa começa a trabalhar com o markup, torna-se mais simples e preciso obter vários detalhes relacionados aos processos operacionais, assim como cada etapa costuma se relacionar com o produto final oferecido aos clientes.
É comum ver empresas do varejo determinando o valor de seus produtos através de uma análise de precificação padrão de mercado, seguindo o que os demais profissionais fazem.
O importante neste momento é observar que esta pode acabar sendo uma falha grave para o crescimento do negócio, pois não conseguirá obter resultados precisos e nem se diferenciará das demais empresas do setor.
Levando isto em consideração, o markup funciona como um mecanismo de controle de gastos, que inclui diversos fatores, permitindo que a gestão possa tomar decisões consideradas eficientes e tenha a possibilidade de criar planejamentos mais claros e objetivos, conseguindo trazer uma lucratividade satisfatória para a empresa.
Como o markup é composto?
Agora que você entendeu toda a parte conceitual do markup chegou o momento de avançarmos um pouco mais no assunto, para que seu conhecimento seja mais completo.
O markup importante considera os custos de compras, produção, armazenamento, distribuição e serviços dos colaboradores envolvidos em seu cálculo. Existem três variáveis que compõem o markup, sendo estes:
- Os Custos fixos
Estes representam todas as despesas que tem relação com o funcionamento da empresa, além do que se refere ao produto em si. Podemos usar como exemplo as contas de água, luz, internet, aluguel, dentre outras que são cobradas com frequência e você já espera ter que pagá-las.
- Os Custos variáveis
Estes custos apresentam uma relação direta com a venda das mercadorias, como as comissões aos vendedores e os impostos cobrados pelo governo.
- Margem de lucro
Esta é referente ao retorno financeiro que cada produto representa, além de seu valor de produção e de todos os processos que o cercam, podendo ser estabelecida igualmente para todos os produtos, ou cada item pode conter sua própria margem, de acordo com cada estratégia estabelecida.
Aprenda de uma vez por todas a calcular o markup
Chega de tanto conceito. O melhor mesmo é aprender tudo através da prática, onde você irá adquirindo mais experiência e o cálculo do markup será cada vez mais fácil de ser realizado.
A base da fórmula para que o cálculo seja executado é representada pelo custo de produção. Entende-se que todos os valores referentes aos insumos utilizados e à mão de obra empregada no processo constituem a conta.
Já nos casos de revenda de produtos, o custo de produção é a mesma coisa que o valor de compra, transporte e armazenamento desses itens.
E em empresas de serviço, o custo base será o preço da hora do trabalho prestado.
A fórmula utilizada para calcular o markup é bastante simples, sendo representada por:
Markup = 100/100-(DF+DV+ML)
- DF = despesas fixas,
- DV = despesas variáveis
- ML = margem de lucro.
Para chegar ao resultado final, basta multiplicar o valor do markup pelos custos de produção. Viu como é simples?
Agora basta colocar em prática. Para elevar ainda mais o nível de seu negócio, indico que continue acompanhando nossas postagens e obtendo dicas que podem ser muito interessantes para você.