Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. Translation loading for the okab domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121
Design de produtos: entenda sua importância para os negócios - Embalagens M2B - Caixas de Papelão BH

Design de produtos: entenda sua importância para os negócios

Design de produtos: entenda sua importância para os negócios

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a área de design é extremamente abrangente. Ela consegue englobar contextos variados e pode trabalhar desde com bancos de carros, utensílios de cozinha e estruturação de modelos de negócio até com belas artes e departamentos mais técnicos do mercado de semicondutores.

Nesse universo tão vasto, um vetor que merece a nossa atenção é o design de produtos. Presente em quase tudo que está à nossa volta, ele merece ser entendido com um pouco mais de profundidade. Por isso, separamos algumas informações interessantes sobre o assunto, que podem fazer todos enxergarem essa especialidade com outros olhos.

O que é design de produtos

Ao pensar em design, o tipo de associação mais comum de ser feita está relacionada a formas, cores e texturas. Visualmente esses aspectos costumam chamar a nossa atenção porque são facilmente percebidos. Mesmo assim, é preciso entender que o design vai bem além deles.

No caso específico de design de produtos, é preciso entender que ele tem como missão, transformar materiais e tecnologias em ferramentas, utensílios, máquinas, móveis, peças e outros tipos de produtos úteis.

Tudo isso pensando em um melhor aproveitamento dos recursos, conseguindo desenvolver modelos práticos, confortáveis, resistentes e com custos adequados aos fins a que são destinados.

Sendo assim, o design de produtos, também conhecido como design industrial, é a atividade que consegue fazer com que tudo que nos cerca seja mais eficiente sem deixar de lado uma preocupação constante com a harmonia visual.

Na falta deste tipo de conhecimento, teríamos tido, com certeza, um ritmo evolutivo da sociedade um tanto quanto mais lento pela inexistência de algumas ferramentas e objetos que hoje fazem parte do nosso cotidiano.

Desde o formato das linhas dos pneus dos carros para uma melhor aderência às pistas até a curvatura das lâminas das facas de cozinha para um corte mais macio e seguro, tudo passa pelo design de produtos.

Um aspecto importante a ser lembrado é que além de formas, o design industrial também precisa se preocupar bastante com os materiais a serem empregados, suas propriedades e características. Assim é mais fácil conseguir equalizar as necessidades diárias com os materiais mais adequados. 

O profissional

Com uma grade curricular mais ampla, ainda que tendo a duração do curso superior estruturada para durar quatro anos, como a grande maioria das graduações, o designer de produtos sai da faculdade com habilidades que permitem trabalhar no desenvolvimento de produtos dos mais variados tipos, como as embalagens.

Conseguindo entender sobre a manipulação de materiais e também ergonomia, sua capacidade de criação de projetos que visam solucionar problemas também precisa considerar potencialidades desenvolvidas nas áreas de criatividade e inovação, que embora estejam correlacionadas, não são exatamente a mesma coisa.

Além disso, o profissional de design de produtos também tem plenas condições de trabalhar aspectos um pouco mais subjetivos, por exemplo, a criação de identidades visuais para empresas e marcas, logotipos, peças de mídias impressas e digitais.

Na hora de contratar um designer de produtos

Por ter uma boa amplitude de capacidades e também de focos de trabalho, na hora de buscar um profissional da área, o contratante precisa ter em mente que precisa avaliar mais profundamente dois aspectos dos candidatos.

O primeiro ponto a ser investigado é o nível de objetividade e conhecimento técnico do candidato. É preciso que ele saiba balancear a capacidade criativa e de inovação com a necessidade de entregar um serviço que tenha um propósito muito bem definido e dentro das exigências do contexto.

Tendo clareza dos desafios e consciência de quais são os limites técnicos e de recursos disponíveis, fica mais fácil conseguir manter projetos dentro do orçamento e dos prazos de execução de forma realista e sem atrapalhar os desafios comerciais.

O outro ponto que também precisa ser bem avaliado é a capacidade de integração e nível de maturidade emocional do profissional.

Como o serviço envolve momentos de abstração e uma certa dose de subjetividade, mas lembrando que há também horas em que a pressão será grande, o candidato tem que ter estrutura para conseguir trocar ideias com o restante da equipe dos projetos e manter seu trabalho dentro do cronograma, garantindo assim que a empresa não tenha dificuldades muito grandes em fazer suas entregas para os clientes.

Esse equilíbrio entre conhecimento técnico e habilidades comerciais é fundamental para que tanto o designer como a empresa consigam ter um bom nível de produtividade e poucas chances de haver problemas mais complicados.

Design de produtos e design gráfico nos negócios

As funcionalidades práticas dos produtos, embalagens e qualquer outro item desenvolvido pelo design industrial também precisam ter um apelo que favoreça a economia.

Isso significa dizer que além de serem funcionais, os produtos têm que agradar e convencer pessoas a se tornarem consumidoras. Nesse momento, o design gráfico tem uma forte influência no mercado.

Embalagens de alimentos, por exemplo, precisam ser muito mais do que simples recipientes que consigam armazenar e garantir a conservação. Elas também têm que ter um apelo visual que chame a atenção dos clientes e faça com que eles se sintam mais atraídos.

Esse tipo de relação é muito fácil de se perceber em praças de alimentação. Temos mesas e cadeiras que são projetadas para poderem ser facilmente limpas, pequenas o suficiente para caber uma pessoa e sem sobra, de forma que se acomode o maior número de consumidores no menor espaço possível e de maneira relativamente confortável.

Além disso, as cores dos restaurantes, cardápios e a padronização dos uniformes ajudam na hora de despertar o apetite. Fica fácil reparar que tons de vermelho e amarelo costumam sempre estar presentes.

Como se pode perceber, o design está sempre ao nosso redor e faz com que os negócios sejam impulsionados e a vida humana fique mais fácil a cada dia.

Agora que você consegue entender um pouco mais sobre o design de produtos e como ele faz a diferença no mundo dos negócios, aproveite para também conferir nosso conteúdo sobre como escolher a embalagem certa para atrair seu público. Assim, você aumenta suas chances de vendas e garante a qualidade do que está sendo transportado e armazenado.

Chat via WhatsApp !