As 5 vantagens da embalagem de papelão para empresas
A imagem da empresa é percebida pelo mercado por meio da estratégia de negócio adotada. Desde parceiros, fornecedores até o consumidor final: todos serão impactados negativamente ou positivamente pelas escolhas que a sua empresa faz. À vista disso, é importante entender que as opções de linhas de produtos, qualidade dos materiais utilizados no processo e também as embalagens são vitrines da empresa: é essencial que os gestores estejam atentos a cada detalhe.
No caso específico das embalagens, além de se ter que cuidar da resistência e praticidade, é primordial que a imagem passada para o mercado seja de uma boa qualidade, tanto por meio de materiais como também dos acabamentos utilizados.
A respeito deste assunto, uma opção interessante a ser considerada para vários tipos de mercados e produtos é o papelão. Um material mais tradicional, mas que se trabalhado de maneira adequada e com um bom nível de tecnologia possui muitos benefícios. Continue a leitura e conheça as vantagens da embalagem de papelão!
1. Publicidade sem custo extra
Os gastos envolvidos em todos os processos da produção são limitadores de desempenho de qualquer negócio. Assim, quanto mais se puder economizar com materiais e demais recursos, melhor.
As empresas que acomodam seus produtos em embalagens genéricas além de perderem a chance de fazer uma melhor divulgação da sua marca, acabam tendo que gastar um pouco mais com comunicação e marketing.
Ao apostar em caixas de papelão personalizadas, o negócio pode contar com mais uma forma de veicular mensagens publicitárias e impulsionar mais as vendas. Além do mais, a troca destas mensagens para diferentes promoções e períodos do ano é algo fácil de ser feito.
É importante salientar que a qualidade da impressão é muito boa e aguenta o manuseio. Diferentemente de acabamentos em plástico que podem ser deformados e adesivos que acabam descolando, a impressão em papelão acompanha a integridade da própria caixa.
2. Sustentabilidade ambiental
A preocupação com o meio ambiente passou de uma questão individual de algumas empresas e gestores para um contexto em que todo o mercado está envolvido. Hoje, muitos clientes finais prestam atenção ao que é divulgado e praticado pelas empresas quando o assunto é sustentabilidade.
Com florestas totalmente cultivadas, o nosso país consegue fornecer uma quantidade de material suficiente para abastecer o mercado interno, o que implica em menos gastos e degradação do meio ambiente para que se possa conseguir trabalhar com o papelão.
Dessa maneira, toda empresa que busca ganhar uma maior simpatia por parte dos clientes, (e visa algumas certificações para trabalhar onde elas são indispensáveis, sobretudo no exterior), precisa pensar em como fazer para tornar o seu negócio o mais sustentável possível.
Utilizar embalagens produzidas a partir de materiais poluentes e não facilmente degradáveis como os derivados de petróleo é uma alternativa que custa tanto ou mais caro para o caixa da empresa como também para a sua competitividade no mercado.
3. Alinhamento da embalagem com a unidade de comunicação da empresa
Além de carregar todo o discurso de sustentabilidade e de uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente, ao se utilizar embalagens de papelão, a linha de comunicação da empresa ganha muito mais personalidade.
Unidade de comunicação é o nome que se atribui ao padrão utilizado para que uma empresa possa transmitir seus valores, mensagens e personalidade. Ela pode ser tanto da comunicação como um todo, mas deve estar especialmente bem perceptível em campanhas de marketing.
O importante é que os clientes consigam perceber de todas as formas possíveis, desde a logomarca ao tipo de layout, cores, fontes e tom da mensagem, que há uma consistência e que a personalidade da empresa está bem representada.
Ao utilizar caixas personalizadas de papelão, a empresa tem mais chances de conseguir harmonizar a sua unidade de comunicação por meio de um acabamento mais adequado as suas individualidades, o que gera muito mais valor agregado perante os olhos dos consumidores.
4. Simplificação da logística
Outro ponto de extrema importância quanto à adoção de embalagens de papelão, é que elas facilitam bastante os aspectos da logística.
Sendo muito leves e fáceis de serem armazenadas — mas ainda mantendo uma boa resistência —, estas caixas conseguem diminuir custos de manutenção se comparadas a outras opções de materiais.
Além disso, é importante também ressaltar que o transporte do papelão não é algo difícil de se fazer, o que faz com que seja necessário realizar menos esforços e viagens para manusear e movimentar um grande volume de itens. Isso também acaba fazendo com que, mais uma vez, a sustentabilidade da empresa seja ampliada já que há uma diminuição de emissão de poluentes no transporte.
É importante também ressaltar que o baixo peso pode fazer com que não se necessite de grandes estruturas para o armazenamento ao mesmo tempo em que a capacidade de empilhamento se torna consideravelmente alta (considerando, é claro, o peso do conteúdo de cada caixa).
5. Flexibilidade de formato e dimensões
Podendo ser utilizadas para uma infinidade de produtos e mercados diferentes, as embalagens feitas de papelão se ajustam facilmente às necessidades do negócio.
Desde uma caixa bem pequena e delicada até as maiores que acomodarão produtos pesados e peças de maquinário, há soluções para todos os gostos. Com uma atenção às necessidades e utilizando as definições corretas de corte e dobra, pode-se ter de tudo: de formatos com ou sem tampa, para o armazenamento e transporte de itens como alimentos ou mesmo produtos de limpeza.
Sem desperdiçar espaço vazio, deixar itens soltos ou ter que gastar com material para preencher estes espaços, caixas com o tamanho adequado evitam quebras, danos e custos que outras embalagens genéricas não conseguem evitar.
Se bem trabalhado, o papelão tem um grande potencial de personalização e facilmente agrega valor ao negócio da empresa sem elevar os custos. Por isso, ele deve ser considerado como um forte candidato na hora de se definir as embalagens dos produtos.
Considerando todas estas vantagens da embalagem de papelão, se a sua empresa ainda não utiliza ou nem ao menos considerou verdadeiramente adotar esta solução para o negócio, é hora de reavaliar as estratégias.
Com uma boa consultoria de um fornecedor especializado será possível avaliar o seu caso e quais os ganhos e vantagens a serem conquistadas. Para que isso seja possível, conte com nossa equipe. Entre em contato conosco para que possamos ajudar o seu negócio a conseguir melhores resultados e uma personalização de alto nível!