Como escolher a embalagem ideal para venda de produtos na internet?
A embalagem é muito importante para quem vende produto pela internet!
É verdade, você até pode estar rindo ao entrar nessa matéria, mas saiba que escolher a embalagem ideal para o seu produto é um dos temas importantes que se deve considerar durante o planejamento.
E se você é um bom empreendedor digital já sabe disso!
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O resultado pode ser desastroso. Ou pode ser totalmente positivo se você estudar ele com cuidado!
O que vamos falar aqui hoje não é nada assim: fora desse mundo. Mas, ao mesmo tempo, é algo que está sempre deixado de lado por não ser considerado tão importante assim.
Vamos te mostrar que é importante. Inclusive, você saberia dizer qual é a embalagem correta para o seu produto?
Dicas para escolher a embalagem do produto
Não existe um jeito único para escolher a embalagem certa para o produto que você vai vender na internet, tá bom? Mas, existem pontos que podem ser observados e que servem de comparação na hora de fazer essa escolha.
Unir a proteção do produto com o custo da embalagem, por exemplo, te traz uma boa ideia disso. Além do mais, a sustentabilidade está em alta e é um tema muito importante para todo mundo, inclusive, para o seu cliente.
Entenda, em tópicos, como estudar a escolha de uma embalagem para o seu produto!
A proteção do produto
Obviamente que um dos pontos mais importantes de uma embalagem para um produto é a proteção que ela vai dar. Então, devemos estudar isso, logo de início.
Garantir que o seu produto chegue até o consumidor de forma segura, mesmo em meio as movimentações do transporte e carregamento, é um dos pontos que vai te ajudar a fidelizar o cliente, sabia?
A avaliação para o tipo de material deve ser vista antes da escolha, mesmo porque as mercadorias mais frágeis demandam de um tipo de material enquanto outras mais resistentes podem necessitar de outro tipo.
Tem aquelas que precisam de embalagens contra luz, contra faísca, contra umidade também.
Ah, e tem outra coisa sobre a proteção: pergunte-se quantos itens cabem dentro da embalagem sem que o produto seja danificado.
Os custos da embalagem
Outro ponto a ser estudado é sobre os custos da embalagem. Nem sempre vai ser possível escolher o produto mais barato porque, como acabamos de ver, a proteção é ainda mais importante do que o custo.
Mas, na grande maioria dos casos, sim. É possível casar a ideia da proteção com o custo mais baixo.
Aqui, vale muito a pena estudar a parte financeira da embalagem considerando as margens do produto, as perdas, a validade, a valorização, a sustentabilidade, etc.
A sustentabilidade da embalagem
E, em se tratando de sustentabilidade, também temos que ter um tópico para falar disso.
Esse é um ponto importantíssimo em todo processo de escolha da embalagem para o seu produto porque isso vai influenciar até na visão que o consumidor tem sobre a sua marca.
Ao ter uma embalagem sustentável, você cria uma ótima relação com o seu público. E, claro que não é só isso: você está, de fato, colaborando com o meio ambiente, né. E, de algum modo, isso te faz ser um empreendedor totalmente consciente.
Quando for escolher a embalagem, assim sendo, pergunte:
- O material pode ser reciclável, reutilizável?
- Ele tem um custo de logística muito alto?
- Ele pode danificar o produto?
- Ele é ruim para o meio ambiente?
No final, você compara as opções que tem no mercado.
Uma boa ideia é considerar esse pensamento em todas as outras etapas também, além da embalagem, como na impressão, no design do produto, na comunicação, etc.
A visão do consumidor
Por um lado, já vimos que a sustentabilidade da embalagem influencia na forma com que o cliente vê a sua marca, certo? Agora, também é importante entender que a embalagem pode te ajudar a vender. Como?
Basta observar que ela atrai as pessoas quando tem diferenciais. Tudo se inicia no design, né. E aí podemos pensar também em materiais diferenciados, por exemplo. Além da conveniência do uso.
Quanto mais você conhecer o seu público, mais vai saber qual é o produto ideal para ele, assim como a embalagem ideal também. Inovação deve ser visto como ponto positivo, mas sem deixar de lado o custo, a sustentabilidade e a proteção.
Sim, vale a pena escolher a embalagem certa!
Se você chegou ao final do conteúdo e entendeu que a escolha da embalagem é importante para a sua venda, considere que está no caminho certo.
É simples entender que a forma com que a mercadoria chega até o cliente gera um valor na marca. Grandes empresas estão investindo, cada vez mais, na sustentabilidade das embalagens. E você deve seguir essa ideia também.
Estudos já mostraram, por diversas vezes, que a embalagem afeta o comportamento de compra dos consumidores. O pacote é importante… e isso vale para todas as marcas. O visual, sim. O uso, também. E a sustentabilidade, com certeza.
E apenas para você considere a grandiosidade do tema, saiba que hoje falamos em vários materiais usados para embalagens de produtos. Então, para quem vai vender um produto na internet, dá para pensar em alternativas.
O vidro, o plástico, o papel, o metal… Cada um deles com suas características, pontos positivos e negativos. No caso do papel, por exemplo, ele tem o baixo custo e é de fonte renovável, por isso, hoje em dia, é um dos mais usados!
Via: administradores