Transporte e logística: como o design do produto aumenta as vendas
Estamos acompanhando, principalmente nas duas últimas décadas, uma mudança na forma como todos os produtos são posicionados no setor varejista. O aumento considerável de marcas presentes nas gôndolas faz crescer também a competitividade, ao mesmo tempo que a internet cria nova pulverização da distribuição, gerando novos desafios de transporte e logística para todas as empresas que querem se manter em destaque.
Em qualquer um desses casos, um aspecto da produção, distribuição e venda de um produto é muito afetado por esta mudança, mas, muitas vezes, é mal planejado por empresas que não entendem a sua importância: o design de produto e embalagem.
Veja neste post como embalagens adequadas podem aumentar suas vendas e economizar dinheiro.
Ganhando nas duas pontas
Um bom design de embalagens faz a empresa ganhar dinheiro antes mesmo do produto chegar ao varejo. Quando falamos em design, pensamos muito em cores, letras e símbolos, mas é muito importante também ter soluções inteligentes para outras características, como formas, materiais e texturas.
Além de atrair mais clientes na ponta final da cadeia de produção, uma solução adaptada ao seu produto significa menos gasto e mais agilidade na confecção das embalagens, além de ganhar espaço tanto em estoque quanto no transporte.
Criando novas soluções para transporte e logística
É importante pensar no quanto as embalagens influenciam na performance de uma empresa antes mesmo de ela expor seu produto. O mundo está passando por uma transição, dos grandes comércios com distribuições centralizadas para a pulverização do varejo pela internet e seus estoques racionados.
A embalagem do seu produto deve ser versátil e eficiente para atender aos vários modos de estoque e transporte, sem que haja desperdício de espaço ou danos durante o manuseio.
Atraindo novos clientes
Com a parte logística resolvida, uma função que se faz cada vez mais importante para a embalagem é se tornar uma peça de marketing para o produto. As gôndolas dos supermercados são tratadas hoje como verdadeiros outdoors para as marcas expostas.
E não pense que a qualidade do seu produto é suficiente para vencer a concorrência. O ser humano responde primeiramente a estímulos visuais e, além disso, o cliente tem que ser convencido a experimentar para ter certeza de que o seu produto é realmente o melhor.
Um designer profissional usará a identidade visual da sua empresa e sua estratégia de marketing para condensá-los em uma embalagem que evidencie as qualidades do seu produto. O importante será destacar o seu espaço na prateleira dos demais, atrair o olhar e a curiosidade dos clientes em potencial.
Mudando hábitos
Assim como somos visuais, somos também seres de hábito. A maioria das pessoas tem dificuldade em experimentar novas marcas quando fazem compras. Por isso, é tão importante que a embalagem primária de um produto, aquela que ficará exposta no varejo, crie no consumidor uma das características mais importantes para a atração: a curiosidade.
Não se engane! Exceto quando recebem indicações de pessoas próximas, dificilmente os consumidores mudam de marca. Por isso, é tão importante que sua embalagem deixe-os intrigados, que pareça uma solução tão atrativa que eles considerem mudar de hábito.
Certamente, é para isso que trabalha todo o setor de marketing de uma empresa, criando peças publicitárias em diversas mídias para convencer o cliente. Mas é ali, em frente à gôndola, que ele fará sua decisão final. Uma boa embalagem será a porta de entrada para seu novo consumidor fiel.
Vendendo para quem não pode tocar o produto
As embalagens deixaram de ser apenas invólucros para se tornarem peças publicitárias, há não muito tempo, já no século XX. E assim que conseguimos estabelecer boas práticas de design que funcionavam nas prateleiras, temos que novamente nos adaptar.
As compras em lojas virtuais estão tornando o e-commerce cada vez mais importante na hora de planejar marketing, design, transporte e logística. Como desenvolver embalagens que atraiam seu público-alvo sem que as pessoas possam tocá-las, nem sequer vê-las em tamanho real antes de decidir pela compra?
Ao fazer questão de um bom design para a sua embalagem, a empresa consegue um produto que se destaque tanto presencialmente quanto em uma imagem ilustrativa na internet. Consumidores que compram online são mais suscetíveis às compras por impulso, por isso, uma boa embalagem neste mercado pode alavancar muito as vendas.
Sendo reconhecido de longe
Seja ao vivo ou pela internet, uma embalagem pensada como parte do branding de uma empresa, como parte da sua identidade, deve essencialmente manter a fidelidade do cliente.
O exemplo mais famoso desta característica é a garrafa da Coca-Cola. Seu formato é reconhecido no mundo inteiro, seja em silhueta, desenho ou estilizada. A própria forma da embalagem gera um sentimento de familiaridade no consumidor, tornando a sua compra quase instintiva.
Reconquistando o cliente depois da venda
Se já é difícil conquistar novos clientes, mais ainda é mantê-los fiéis ao seu produto. Convencê-los de que devem sempre comprar a sua marca para aumentar suas vendas de forma permanente, e a embalagem tem uma função importante nisso.
A relação do consumidor com a embalagem não termina quando ele efetua a compra. Como você já sabe, além de uma boa programação visual, o designer responsável por criar uma embalagem pensa em como ela será usada, o melhor material, o formato mais apropriado.
Um design de produto eficiente será mais um argumento quando seu cliente for indicar sua marca aos parentes e amigos. E lembre-se de que a indicação de alguém próximo é a forma principal de convencer pessoas a trocarem de marca.
Você já tinha pensado nisso? Se você tem alguma dúvida sobre como contratar uma empresa especializada, deixe sua pergunta nos comentários. Se você já contratou este tipo de serviço, conte-nos como foi sua experiência e como as suas novas embalagens influenciaram as suas vendas.