As principais tendências de embalagens para 2017

As principais tendências de embalagens para 2017

Embalagens não transportam somente produtos, mas também experiências. Ser influenciado pelo formato ou pelas cores da caixa, mesmo sem saber o que está dentro dela, já é um comportamento comum, responsável por interferir até mesmo nas decisões de compra do consumidor.

Por isso, conhecer as últimas tendências de embalagens tornou-se indispensável para as marcas. Em 2017, as embalagens estão conquistando novas funcionalidades, ampliando a participação do branding e a experiência de compra dos consumidores.

Isso nos mostra que desenvolver um layout bonito não é mais suficiente para se destacar em relação aos concorrentes e impressionar o público. Felizmente, é possível observar tendências de embalagens que são úteis para sua empresa ampliar os lucros, relacionando-se melhor com o cliente.

Veja algumas inspirações:

Tecnologia QR code

Engajar o público por meio de uma embalagem é um desafio que, aos poucos, vem sendo superado com sucesso.

Um excelente exemplo são as embalagens com QR code, ou seja, embalagens ou rótulos que utilizam códigos de barras em 2D que podem ser escaneados por smartphones, transmitindo mensagens e podendo conduzir a um site da Internet, por exemplo.

Em outras palavras, esses códigos vão além do rótulo e repassam informações valiosas sobre o produto a ser adquirido, incluindo processos de produção ou outros dados que reforcem a marca para o consumidor.

A principal proposta da embalagem inteligente é aproximar, cada vez mais, o consumidor final do produto em questão, criando um vínculo mais duradouro e transparente. Desse modo, a tecnologia é utilizada como uma grande aliada no processo de fidelização.

Cores fortes e vibrantes

As cores sempre terão um papel fundamental na concepção das embalagens. Ao servirem como estímulos psicológicos — considerando que cada cor provoca sensações diferentes em nosso inconsciente —, as marcas têm investido constantemente em embalagens com cores vibrantes.

O objetivo é aumentar a percepção do consumidor e ajudá-lo a identificar com mais facilidade a sua marca.

Ainda que as texturas orgânicas, tropicais, glitch e laser cut sejam as mais utilizadas no momento, segundo o relatório de tendências criativas do ShutterStock, é provável que as cores quentes sejam dominantes, responsáveis por destacar produtos nas prateleiras e nos meios digitais.

Letras manuscritas

A embalagem também é um veículo de comunicação. Por isso, até mesmo as suas fontes precisam ser bem definidas para conseguir repassar os verdadeiros interesses da marca.

Apesar de o minimalismo ter alcançado um lugar de destaque na preferência popular, as letras customizadas ou manuscritas também estão superando as expectativas e apresentado excelente aceitação quando reproduzidas nas embalagens.

Considerada uma tendência mundial, esse tipo de escrita vem sendo utilizada principalmente para transmitir uma ideia artesanal. De qualquer forma, a tipologia manuscrita já pode ser encontrada em diferentes embalagens, emprestando a elas um design exclusivo.

Cortes e formatos diferenciados

Receber uma embalagem que surpreende, antes de desembalar o produto, é uma experiência que vai além da compra para o consumidor.

Mas proporcionar essa surpresa também depende de ousadia e de criatividade. Por isso, algumas marcas já oferecem embalagens com cortes diferenciados, envolvendo inventividade, bom humor e acabamentos caprichados, ao contrário das tradicionais caixas tão comuns no mercado.

Versões de embalagens customizadas

Sem dúvidas, as embalagens customizadas causam maior interação com o consumidor, despertando novos interesses sobre o próprio produto adquirido.

Além disso, oferecer caixas personalizadas é uma ação que agrega mais valor à marca, o que também permite se destacar entre os demais concorrentes presentes no mercado.

Como você pode perceber, a personalização é uma tendência revolucionária, sendo uma ferramenta indispensável para atrair cada vez mais o consumidor.

Rótulos simples e minimalistas

Apesar de as tecnologias e as inovações dominarem o mercado, as versões minimalistas ainda são consideradas uma das tendências de embalagens mais replicadas e aceitas pelo público.

O design clean também é uma poderosa ferramenta de compra, pois, por meio dos poucos detalhes que ele apresenta, diversas pessoas realizam a compra com maior objetividade, influenciadas pela simplicidade que o próprio rótulo transmite.

Esse é o caso de embalagens que priorizam a mensagem e ajudam o consumidor final a comprar exatamente aquilo que ele precisa, sem transparecer nenhuma dúvida no seu ato.

Eliminando o excesso de cores e de informações, essa tendência visa aproximar o cliente da marca a partir de uma interação mais transparente, utilizando apenas recursos mais simples, como gráficos, mensagens e ilustrações.

Embalagens com detalhes

Já ouviu falar que a beleza está escondida nos detalhes? Essa frase faz todo o sentido quando estamos falando sobre as embalagens que impactam o consumidor final, transmitindo uma mensagem exclusiva.

Ao contrário de muitas marcas, essa tendência investe em detalhes que são mínimos ou não estão expostos visualmente, simplesmente para emocionar o público.

Descobrir esse detalhe é uma experiência que justifica o ato de compra, seja em mensagens escondidas, rótulos que viram livros, embalagens que mudam de cor, entre outros processos que são interessantes para a experiência do consumo.

Normalmente encontradas em embalagens premium, esses detalhes são capazes de agregar mais valor ao produto, tanto de forma econômica quanto emocional.

Abordagem sustentável

Você já deve ter percebido que o comportamento dos consumidores mudou, da mesma forma que suas preferências de compra. O próprio consumo sofreu algumas alterações, acrescentando novos valores e preocupações ambientais que são exigidas até mesmo das empresas que fabricam embalagens e demais produtos.

Além de a sustentabilidade ser uma estratégia inteligente de mercado, exibir essa informação nas embalagens é importante para melhorar o relacionamento das marcas com os consumidores. Por isso, é muito comum empresas descreverem em suas embalagens os materiais utilizados, processos de reciclagem e ações que ajudam a tornar o planeta um ambiente melhor para todos nós.

Utilizar a embalagem como veículo de informação, utilizando a abordagem eco-friendly, também ajuda a aumentar a credibilidade da marca, ainda que o produto custe mais caro.

Como mostramos, 2017 reserva muitas tendências de embalagens para você inovar e surpreender os seus consumidores.

Que tal aproveitar a sua visita em nosso blog e continuar aprendendo mais assuntos interessantes como esse? Basta curtir a nossa página do Facebook e ficar por dentro das últimas novidades para otimizar os seus negócios!

Chat via WhatsApp !