Como repassar os custos e saber lidar com a resistência do seu cliente?
Como repassar os custos e saber lidar com a resistência do seu cliente?
Um dos momentos mais complicados para a equipe comercial de uma empresa é quando é necessário atualizar tabela de preços e comunicar esse reajuste aos clientes, porém, por mais complicado que seja, essa é uma realidade diária de diversas empresas.
Para grandes empresas, é simples impor seu aumento de custos nos preços, pensando na qualidade dos produtos com embalagens personalizadas. Porém para pequenas e médias empresas, há uma dificuldade maior em repassar esse aumento para o preço final. No entanto, isso se faz necessário para que você não entre no vermelho e seu negócio permaneça rentável.
Então, como fazê-lo?
1- Comunique com antecedência
Não dá para pegar seus clientes de surpresa! Lembre-se que eles também trabalham com planejamento de orçamento, por isso, já prepare o público para que ele sofra o menor impacto possível.
2- Aposte em uma comunicação eficiente
Seja transparente e direto com seus clientes. Para isso, não tenha medo de expor a eles os custos para a produção de seu produto. Outra dica é mostrar a comparação de valores de períodos anteriores.
3- Valorize a qualidade do produto
Você não deve pedir desculpas pelo aumento, mas sim mostrar que esse investimento vale a pena, uma vez que seu produto possui a qualidade que ele precisa.
4- Ofereça uma oportunidade única
Ofereça algo exclusivo, como uma forma de pagamento diferenciada ou um brinde, mas levando em conta o gatilho da escassez “Esse benefício é valido apenas se for fechar agora.”
Ao fazer isso, você mostra para seu cliente que seu lado também importa. E, assim, ele aceita com mais facilidade esse aumento de preço. Afinal, o processo de compra e venda nada mais é que parceria onde ambos se beneficiam. Portanto não tenha medo de repassar os preços para sua cliente. Pratique preços justos e que você tenha a consciência de que se você estivesse no lugar do cliente, você pagaria esse valor, compatível com aquilo que você entrega: o produto e o serviço.