6 fatores fundamentais para ter uma marca de sucesso

6 fatores fundamentais para ter uma marca de sucesso

Ter uma marca de sucesso não significa apenas vender muito, mas, também, conseguir se manter firme no mercado. Quando os clientes se lembram espontaneamente de uma marca ou se tornam fiéis a ela, trata-se de uma opção forte no nicho em que atua.

Para que isso seja possível, a construção desse elemento tem que ser bem planejada e contar com alguns elementos indispensáveis. Juntos, eles conseguem dar robustez à empresa e atraem cada vez mais clientes.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os 6 fatores fundamentais para ter uma marca de sucesso.

1. Identidade visual sólida

A identidade visual de uma marca representa aquilo que o cliente vê primeiro e que vai se lembrar com mais pertinência. Uma cor marcante pode fazer com que o negócio se destaque dos demais, assim como a boa elaboração de um logotipo que possa ser memorizado facilmente.

Nesse sentido, as bases de uma marca de sucesso são construídas em cima de uma identidade visual coerente com a mensagem que o negócio deseja passar e com o tipo de produto que ela oferece.

O uso de elementos mais refinados ou mais jovens e de cores mais alegres ou mais sóbrias determina a percepção do cliente sobre a marca e é capaz de torná-la memorável ou não.

2. Uso estratégico de embalagem

Apesar de a identidade visual de um negócio ser importante para a construção da marca, ela é só o primeiro passo de tudo o que envolve a jornada de compra e, principalmente, de fidelização.

Não adianta a marca oferecer uma identidade visual autêntica e que chame a atenção se a experiência não for adequada. Nesse sentido, um dos primeiros pontos de experiência do cliente com a marca é a embalagem.

É ela que armazena o produto, que garante que ele chegue intacto e em segurança para o cliente e que também o atrai quando ele olha o item nas prateleiras. O fato de poder manusear a embalagem e observar cada detalhe comumente colabora para a venda do produto e, com isso, para o sucesso da marca.

Sendo assim, é fundamental pensar na embalagem a ser utilizada. Um produto que precise ser transportado pelo cliente, por exemplo, precisa ter uma embalagem condizente com essa característica. Se o produto vai ser vendido virtualmente, a embalagem é ainda mais fundamental para que chegue de maneira adequada às mãos do cliente.

Inclusive, a escolha também tem a ver com a logística. Uma embalagem de qualidade, resistente e com as dimensões corretas permite um transporte mais facilitado, com menos erros e que acontece de maneira mais fácil e mais rápida.

Tudo isso colabora para a satisfação do cliente, que vê na marca uma opção segura, confiável e de qualidade, o que favorece o sucesso.

3. Presença em vários canais

A divulgação da marca é responsável por garantir o seu alcance. Quanto mais pessoas a marca é capaz de alcançar, melhores tendem a ser os seus resultados de venda e também de reconhecimento.

Porém, não existe uma unanimidade sobre onde estão os clientes. Em geral, o público se divide em mais de um canal e um mesmo consumidor pode consumir mídias diferentes. É o caso de uma marca que vende para um público-alvo que assiste muita televisão, mas que também está conectado à internet.

Para atingir o maior número de pessoas possível e fixar a marca junto ao público, portanto, a presença em vários canais é indispensável. O ideal é construir uma estratégia de comunicação integrada, em que a marca consiga falar a mesma língua em canais diferentes de modo a construir uma experiência consistente.

4. Construção de relacionamento com o público

Tão importante quanto falar para o público é falar com o público. No mundo do consumo 2.0, os clientes não querem ser apenas ouvintes passivos, mas também querem se engajar, participar do debate e interagir com a marca.

Diante disso, é fundamental que a marca pense na importância e na necessidade de construir um relacionamento com o público. Com o avanço das mídias digitais, isso se tornou mais fácil e passou a ser possível com o uso das estratégias certas.

Uma boa presença nas redes sociais, por exemplo, ajuda o negócio a conversar com clientes e a manter um relacionamento mais estreito. Outras possibilidades incluem o uso de recursos como um site ou e-mail marketing e também de ações offline, como a estruturação de um processo de pós-venda.

5. Fidelização de clientes

Conquistar novos clientes é tão fundamental quanto encantar quem já comprou do negócio, fazendo com que essas pessoas retornem mais vezes. Com a fidelização, a marca gasta menos para conseguir as vendas e também se fortalece como sendo capaz de satisfazer os seus clientes a ponto de eles retornarem outras vezes.

De quebra, quanto maior é o investimento em fidelização, maior é o número de clientes que age como promotores e defensores da marca.

Para chegar a esse resultado, é necessário oferecer uma experiência consistente, de qualidade e que satisfaça as necessidades e desejos de quem compra. Isso gera uma percepção positiva de marca e leva, eventualmente, ao ganho de fidelização.

6. Valor agregado

O valor agregado também é importante para uma marca de sucesso. Trata-se de um valor intangível e que diz respeito a qual é o custo-benefício de se relacionar com a opção em questão.

Um valor agregado elevado significa que os clientes sentem que recebem mais do que aquilo pelo que efetivamente pagam, maximizando a satisfação.

Para conseguir um valor agregado maior, é necessário que o negócio pense em oferecer algo único e diferenciado, assim como deve maximizar a qualidade dos produtos. Nesse sentido, os outros fatores também desempenham seu papel — incluindo principalmente a embalagem, já que é um dos primeiros contatos físicos do cliente com a marca.

Os fatores fundamentais para ter uma marca de sucesso vão desde a identidade visual até o valor agregado. Como é responsável por oferecer, ao mesmo tempo, proteção do produto e atração do cliente, a embalagem é um dos elementos mais importantes, devendo ser escolhida de maneira criteriosa e sempre focada na qualidade.

Diante das informações acima, o que está faltando para a sua marca chegar ao sucesso? Conte para a gente nos comentários.

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