Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. Translation loading for the okab domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121
Posicionamento de marca: por que sua empresa precisa se preocupar?

Posicionamento de marca: por que sua empresa precisa se preocupar?

Posicionamento de marca: por que sua empresa precisa se preocupar?

Em cenários de alta disseminação de informações e grande competitividade, estabelecer um plano de posicionamento de marca é fundamental para engajar clientes, fidelizá-los e obter destaque da concorrência. Esse conjunto estratégico pode ser definido por uma simples equação: posicionamento = segmentação + diferenciação.

As ações têm como objetivo associar produtos e serviços ofertados à idéia de serem desejáveis e imprescindíveis, criando assim um valor que os diferencia no mercado.

Empresas bem posicionadas conseguem engajar indivíduos e manter uma trajetória mais longa. Entretanto, não se deve confundir tradição com apego a velhas práticas. É preciso, constantemente, atualizar-se e pensar em novas estratégias que permitam a sobrevivência e o alcance de bons resultados.

Listamos algumas dicas que vão te ajudar a definir o posicionamento de sua marca. Confira!

Defina a identidade e a imagem do negócio

Saber diferenciar e relacionar esses dois pontos é vital para o sucesso de uma estratégia de posicionamento de marca. Os dois são intrinsecamente relacionados, porém, diferentes.

A identidade contempla um conjunto de elementos que pertencem à essência do negócio: serviços, atendimentos, relacionamentos externo e interno, estruturação, dentre outros.

A imagem é a forma como a empresa é percebida pelos indivíduos. Julgamentos como ”a companhia X sempre oferece novidades” ou ”Y possui uma campanha ambiental socialmente responsável” fazem parte desse ponto.

Sabendo-se a diferença entre identidade e imagem, ou seja, entre a essência de uma empresa e a percepção externa sobre ela, é possível construir uma estratégia de posicionamento. Assim, torna-se possível a vital associação entre valores do negócio e do público, por meio da elaboração de produtos e da modelagem do atendimento, dentre outros.

Pense bem: um negócio pode apenas se estabelecer em um lugar se houver total conhecimento sobre quem ele é, sobre suas crenças, a quem deseja se direcionar e o que é dito sobre ele.

Conheça a audiência

A audiência está mais relacionada ao alcance de uma marca, enquanto o público-alvo contempla os indivíduos que, de fato, consomem os produtos e os serviços. A primeira engloba o segundo grupo, e conhecê-las é fundamental para construir a identidade e a imagem de marca, logo, o posicionamento estratégico.

Digamos que todas as pessoas que curtem uma marca no Facebook, por exemplo, sejam a audiência. Para fazer com que esses indivíduos sigam, em primeiro lugar, a página e que, em segundo lugar, interajam constantemente com ela, é preciso ter um conhecimento mais específico de quem são essas pessoas, facilitando também a transformação desse público em clientes.

As redes sociais são um bom exemplo de ação sobre a audiência, uma vez que elas permitem o diálogo com um grande número de pessoas.

Segmente o público-alvo com o posicionamento de marca

A partir do conhecimento da audiência, defina o seu público-alvo, ou seja, estabeleça nichos de mercado. É sobre esses grupos específicos que o posicionamento de marca, de fato, atua.

Pense bem: infelizmente, uma marca não tem como fazer com que todas as pessoas que interagem com ela consumam seus produtos e serviços. Definir critérios de segmentação favorece, de fato, o sucesso da venda.

Por meio da segmentação, é possível estabelecer os públicos com os quais você deseja se conectar. Critérios demográficos (idade, gênero, profissão, religião), geográficos (endereço), psicográficos (estilo de vida) e comportamentais auxiliam o processo.

​Esses dados fazem com que o posicionamento tenha um direcionamento claro. Eles permitem que você fale a mesma linguagem do seu público e ofereça algo relevante.

Digamos que uma marca de biscoitos, por exemplo, identifique um público-alvo potencial que possui alergia a glúten, algo apenas alcançado por meio da coleta de informações.

A partir desses dados, a criação de uma linha de produtos que não leve farinha de trigo pode ser estudada. Dessa forma, a empresa está se posicionando estrategicamente no mercado.

Destaque-se da concorrência

Garantir destaque: esse é um dos principais objetivos de qualquer empreendedor. Apesar da importância de ser facilmente reconhecido pelo público em meio a tantas ofertas, também é vital manter-se atualizado sobre o que os seus concorrentes estão fazendo.

A partir do conhecimento das ações de outras empresas, procure criar pontos que destaquem a sua. Entretanto, saiba a diferença entre manter-se atualizado e copiar estratégias.

A reprodução direta e exata transmite falta de credibilidade em relação ao público e ao mercado. O ideal é usar as ações dos concorrentes como parâmetro — como modelos a serem melhorados e aperfeiçoados. Sempre busque o seu diferencial.

Essa procura deve manifestar-se em variados níveis da organização. É preciso responder à pergunta: o que torna essa empresa única?

Invista no atendimento

Essa é uma das maneiras mais eficientes em destacar o seu negócio da concorrência e construir uma percepção positiva, ou seja, de trabalhar o posicionamento de marca.

O importante que determinado cliente não se sinta apenas mais um entre os vários da carteira de clientes. É vital fazer com que ele se sinta especial. Os funcionários responsáveis pelo atendimento devem ser constantemente capacitados e orientados. O nível de satisfação precisa ser alto.

Caso as vendas sejam realizadas em plataformas digitais, garanta o total funcionamento delas. Os sites precisam ser didáticos, funcionais e oferecer a possibilidade de contato direto por meio do envio de e-mail, ligação telefônica ou o próprio atendimento online.

Digamos que um indivíduo, apesar do grande interesse em um determinado produto, não consegue efetuar a compra no site online pois o endereço apresenta um defeito operacional, ou seja, a tela trava constantemente, conduzindo ao insucesso do pedido.

Ao tentar entrar em contato com a empresa por meio do 0800, todas as linhas estavam ocupadas e ele teve que esperar 30 minutos, quando, com impaciência, cancelou a ligação. Irritado, entrou no site do concorrente e achou um produto que dialoga melhor com os seus interesses.

O posicionamento de marca depende totalmente da especialização da oferta — ou seja, da segmentação — e do destaque em meio à concorrência.

As informações sobre o conjunto de ações foram úteis? Compartilhe o post nas redes sociais, troque experiências!

Chat via WhatsApp !