Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. Translation loading for the okab domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121
Logística de entrega: 9 erros que você precisa evitar - Embalagens M2B - Caixas de Papelão BH

Logística de entrega: 9 erros que você precisa evitar

Logística de entrega: 9 erros que você precisa evitar

A logística é uma área muito importante para a empresa e seus resultados. Mesmo que seja vista como um setor operacional, ela está diretamente ligada à estratégia, à satisfação dos clientes e à eficiência do seu negócio. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente na logística de entrega — dada a sua importância para qualquer empreendimento.

Os erros de gerência não consomem apenas os recursos financeiros, mas também afetam a sua credibilidade e prejudicam a satisfação dos consumidores.

Pensando nisso, conheça agora os nove erros que você precisa evitar na logística da sua empresa!

1. Desconsiderar o aspécto dinâmico da cadeia de suprimentos

A cadeia logística não é uma estrutura rígida. O que acontece em uma etapa do processo pode influenciar diretamente em outros pontos da cadeia, ou seja, tudo pode mudar de acordo com a demanda do cliente. Aliás, existe até a possibilidade de acontecer a logística reversa em algum momento.

Por isso, o mais sensato é considerar a cadeia de suprimentos como uma estrutura dinâmica. A demanda pode influenciar a gestão de compras, ao passo que um imprevisto faz com que o transporte opte por meios alternativos. Dessa forma, esse tipo de estrutura torna a logística mais robusta contra os empecilhos.

2. Exagerar no controle de indicadores

É essencial acompanhar os indicadores de desempenho dos processos para que o administrador saiba melhor os resultados de suas operações, a fim de que faça um planejamento mais eficiente. No entanto, a criação desses indicadores sem o devido critério promove a possibilidade de haver riscos de perda em meio a tanta informação.

Daí a importância em ter um controle melhor deles, para que o gestor não acompanhe os dados irrelevantes, perdendo o que realmente seja importante para o seu negócio — no tocante aos termos de planejamento e tomada de decisões.

3. Falhar na comunicação

Por ser uma área dinâmica, a logística recebe e envia grandes fluxos de dados. Portanto, os extravios de informações, atrasos e falhas de comunicação podem, consideravelmente, prejudicar os objetivos da empresa.

Em tempos em que a comunicação rápida e correta pode ser o diferencial estratégico de um negócio, não dar a devida importância para essa questão é um grande erro de logística que não deve acontecer.

4. Deixar de planejar as rotas de entrega

O planejamento de rotas tem relação com a criação de rotinas que buscam melhorar o tempo de entrega e o gasto de combustível, de modo a atender todos os pontos da melhor forma possível.

Nesse caso, utilizar um software também é essencial, visto que ele auxilia e garante o aumento da produtividade, reduzindo prazos de entrega, diminuindo custos, permitindo transportes mais eficientes e a otimização da satisfação dos clientes.

5. Não controlar todos os custos

O setor de logística é responsável por um dos maiores custos que um empreendimento possui: o de combustível. Isso sem levar em conta outros gastos, que envolvem mão de obra, estoques, manutenções, entre outros.

Logo, permitir o descontrole também é um dos erros de logística que um gestor precisa dar atenção, a fim de que seja evitado. Ao controlar rigorosamente os custos ocasionados, é possível saber as principais falhas e oportunidades de melhora.

Os erros relacionados à logística podem afetar outras áreas, como decisões de compras, estratégias comerciais e, principalmente, no que os clientes esperam, podendo ficar notória a ineficiência do processo de gestão. Posto isso, é essencial avaliar os meios e buscar, constantemente, as melhorias pertinentes.

6. Falta de preparo de pessoal

Uma grande falha de qualquer empreendimento é, por exemplo, treinar somente o seu pessoal de vendas e se esquecer da equipe de logística.

É necessário compreender que todos os profissionais precisam estar preparados adequadamente. Conectar as equipes é uma boa forma de fluir o planejamento da empresa. Nesse caso, reúna os grupos e ofereça um bom treinamento.

É fundamental que seus funcionários estejam preparados para fidelizar a clientela, permitindo uma incrível experiência àqueles que adquirem mercadorias do seu negócio. Nesse caso, o trabalho de um time treinado colabora para um atendimento ágil e eficaz.

Portanto, faça um planejamento com todos que estão engajados na empresa, mantenha as informações transparentes e os objetivos claros para que essas etapas sejam um grande sucesso.

7. Ter pouca visibilidade do sistema de informação

Quando alguma mercadoria se movimenta na cadeia de suprimentos, e a gestão a perde de vista, nesse caso, algum erro está acontecendo. A falta de visibilidade no sistema de informação impede que ocorram modificações e ajustes dinâmicos na rota logística que o produto segue, sem falar na possibilidade de perdas e extravios.

Por isso, é interessante garantir que a estrutura de sistema de informação possa estar preparada para garantir a visibilidade, favorecendo o acompanhamento e monitoramento.

8. Não se preocupar com o armazenamento

Um dos pontos mais importantes da logística e também de todo o negócio é o estoque. Quando ele é muito pequeno, existe o risco de acontecer uma situação de desabastecimento. No caso de ser grande, aumentam-se os custos, podendo até mesmo afetar a lucratividade do empreendimento e o preço do produto.

Além do mais, é preciso ter um bom controle de entrada e saída de mercadorias, a fim de evitar perdas, desvios e desperdícios. Dessa forma, não cometa o erro de ignorar o armazenamento. Em vez disso, promova uma gestão eficiente e integre o estoque aos setores de transporte e compras.

9. Não oferecer embalagens de qualidade

Uma grande preocupação da logística de entrega é a qualidade das embalagens usadas para acomodar mercadorias. São elas que garantem que os produtos estejam íntegros, evitando que ocorra alguma danificação.

Os consumidores estão acostumados a receber produtos em sacolas ou caixas inadequadas. Ao oferecer uma embalagem diferenciada, o cliente acaba sendo surpreendido e tendo uma experiência diferente com a que estava acostumado.

É necessário que as embalagens excedam às expectativas do público e se transformem em um diferencial.

Com o devido investimento nelas, as empresas conseguem demonstrar todo o cuidado que possuem. Em tempos que a palavra de ordem é diminuição de custos, os que mantiverem essa preocupação conseguirão se destacar em relação à sua concorrência.

Gostou do nosso texto sobre a logística de entrega e os erros que precisam ser evitados? Assine a nossa newsletter e fique por dentro deste e de outros assuntos relevantes para o seu negócio!

Chat via WhatsApp !