Dicas para aumentar a lucratividade da sua empresa

Dicas para aumentar a lucratividade da sua empresa
Dicas para aumentar a lucratividade da sua empresa

Dicas para aumentar a lucratividade da sua empresa

Toda empresa deseja aumentar sua lucratividade, não é mesmo?

De modo geral, lucratividade é o ganho que a empresa consegue ter no trabalho que ela desenvolve diariamente.

Neste artigo você vai conferir 5 dicas para aumentar a lucratividade de sua empresa.

Afinal, toda empresa precisa ser sustentável, e para isso, é preciso ter uma boa lucratividade. E saiba que para calcular a lucratividade você pode usar essa fórmula: Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100.

Vem comigo para ver nossas dicas!

  1. Reveja os custos fixos

Custos fixos são aqueles que a empresa precisa custear todo mês, como aluguel, despesas com conservação, por exemplo.

Eles são verdadeiros vilões quando o assunto é lucratividade, tente você mesmo descobrir como reduzir esses custos, mas sem impactar na lucratividade do seu negócio.

Comece por listar todos eles, e tente descobrir por onde você vai começar, pense nos produtos como Caixas de Papelão personalizadas para embalar as mercadorias. Use um papel comum ou uma planilha no Excel.

Além disso, corte outros custos que você considera desnecessários.

Mas cuidado para não afetar a qualidade de seus produtos e serviços ou você pode dar “um tiro nos pés”!

  • Renegocie com seus fornecedores

Sempre que você conseguir, reanalise os contratos que você possui com fornecedores. Será mesmo que os preços que você paga todo mês são justos? Você já comparou preços e qualidade?

Pense se você pode concentrar suas compras em poucos e selecionados fornecedores. Com jeitinho, tente barganhar por melhores condições com seus fornecedores.

Nos fornecedores é onde ficam boa parte do lucro de uma empresa que não sabe gerenciar essa questão.

  • Repense seu mix de produtos

Se você precisa de dicas para aumentar a lucratividade, saiba que muitas empresas possuem vários produtos e geralmente não são todos que possuem boa margem de lucro. Por isso, aqueles produtos que você percebe que não possui uma margem de lucro muito boa, será que vale a pena continuar no mix?

Considere isso, mas fique sempre de olho nas demandas e preferências de seus clientes, podendo melhorar a qualidade com Embalagens de Papelão personalizadas tambem.

  • Agregue experiência e valor ao seu negócio

Como você sabe, clientes satisfeitos, falam bem do seu negócio e com isso “trazem” mais clientes para você!

Pense em toda a jornada de compra de seu cliente, desde o pré venda até o pós-venda, e pense em entregar a melhor experiência ao cliente.

Treine sua equipe para oferecer o melhor atendimento ao cliente e sempre procure compreender como você pode oferecer produtos com maior valor agregado e com menores custos.

  • Reavalie suas práticas de preços

Repense sua cadeia de fornecimento, como seus preços são formados, e assim, busque aprimorar seus preços. Pense em quais produtos podem ter seus preços reajustados.

Aumente seus preços de forma bem cautelosa, gradativamente, para não espantar seus clientes. Mas sempre comparando seu valor entregue, juntamente com outras ofertas do seu mercado de atuação.

Com essas dicas, com certeza, você que é gestor vai conseguir trilhar o caminho da prosperidade operacional e financeira de seu negócio.

E se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe ele com seus amigos?

Deixe um comentário

WhatsApp Chat
Chat via WhatsApp !