Conheça os pilares da gestão de pessoas e como aplicar em sua empresa
Foi se o tempo em que a questão financeira era o único fator determinante para manter o colaborador em uma empresa. Hoje as pessoas querem ser ouvidas e ter liberdade de escolha, por isso investir em capital humano é essencial para garantir o sucesso da organização.
Uma prática muito importante realizada pelo RH para evitar a perda de talentos e produtividade, e, garantir o funcionamento saudável da empresa é a adoção da prática de gestão de pessoas.
A gestão de pessoas são conjuntos de técnicas e métodos que tem como intuito administrar o comportamento dos colaboradores. A adoção dessas ações mantem seu funcionário satisfeito e motivado, gerando um maior engajamento e comprometimento com seu negócio.
Os reflexos dessa gestão eficiente também podem ser percebidos em um atendimento ao cliente mais personalizado e eficiente. Garantindo assim, a fidelização de seu consumidor e o crescimento de sua empresa.
Mas para obter esses resultados, é preciso fazer com que essas medidas sejam assertivas, e que estejam alinhadas com o perfil de cada pessoa. Para isso, é importante entender os 5 pilares dessa gestão e saber como aplicá-los em sua empresa:
1º Pilar: Motivação
Motivar os colaboradores é o ponto inicial desse processo. Ela quem irá incentivar seus colaboradores a darem o melhor de si e se comprometerem com o andamento do seu negócio.
Como aplicar em sua empresa:
– Estimulo financeiro;
– Plano de carreira;
– Gratificação por meta batida;
– Ações de alinhamento entre os colaboradores a e cultura organizacional da empresa.
2º Pilar: Comunicação
A boa comunicação é essencial para que a equipe sinta se a vontade para trocar informações entre si; evitar retrabalhos; otimizar resultados e incentivar a resolução de conflitos.
Como aplicar em sua empresa:
– Melhorar a comunicação entre lideres e equipe incentivando a prática de feedbacks;
– Tornar mais eficiente os canais de comunicação entre a empresa e seus colaboradores;
– Adotar uma comunicação mais objetiva, acessível e sem traços de autoritarismo.
3º Pilar: Trabalho em equipe
A empresa deve criar um ambiente propicio e utilizar ferramentas para incentivar o trabalho em equipe para que a empresa se desenvolva, como um todo.
Como aplicar em sua empresa:
– Dinâmica de grupo;
– Momento de integração entre os funcionários no ambiente de trabalho;
– Eventos de confraternização.
4º Pilar: Conhecimento e Competência
Nesse momento é preciso identificar os perfis profissionais, avaliando o conhecimento e as competências de cada colaborador para extrair dele seu melhor e garantir que ele sinta se bem e realizado no ambiente de trabalho
Como aplicar em sua empresa:
– Avaliação de desempenho;
– Incentivo ao feedback;
– Ações de alinhamento entre os colaboradores a e cultura organizacional da empresa.
5º Pilar: Treinamento e Desenvolvimento
Esse pilar é uma troca entre a empresa e o funcionário. O líder incentiva a busca do conhecimento pelo colaborador, em contrapartida, o profissional aplica essa competência no dia a dia de seu trabalho. Assim, ambos se desenvolvem juntos.
Como aplicar em sua empresa:
– Treinamento para uma ferramenta técnica ou serviço;
– Curso de aprimoramento e desenvolvimento pessoal;
– Workshop para desenvolver uma habilidade.
Na Embalagens M2B o conceito é de H2H (humano para humano) e não B2B (negócios para negócios). Valorizamos a nossa equipe, estimulamos que se aperfeiçoem com cursos externos e constantemente promovemos cursos internos. É um fluxo contínuo de aprendizado e de observação, no que acertamos e no que erramos. Existe uma grande parceria entre a empresa e os funcionários. Acreditamos que o trabalho é uma extensão de casa e temos orgulho de plantarmos a humanidade em nossa cultura empresarial. Instigamos que os trabalhadores sejam autênticos, comprometidos. Trabalhamos em busca de integração e de uma conduta mais leve no trabalho.
E sua empresa, já conseguiu implementar esse conceito? Deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo em suas redes.