Como manter a qualidade na entrega de seus produtos? Confira aqui!

Como manter a qualidade na entrega de seus produtos? Confira aqui!

O cliente final está em busca de compras que consigam oferecer uma boa relação entre custo e benefício. O valor agregado é o que ele percebe como sendo este benefício e o valor em troca, o preço pago, tem que fazer sentido. Assim, a solução oferecida precisa valer mais do que o custo do produto.

Ainda que o preço seja um fator bastante importante na tomada de decisão de algumas compras, a qualidade na entrega também é fundamental para que se consiga fidelizar o consumidor. A experiência do cliente vai do início da compra até o recebimento do que foi prometido.

Para conseguir fazer com que essa experiência seja positiva o suficiente para conquistar o cliente, e fazer com que o mercado veja com bons olhos os produtos comercializados, algumas boas práticas de mercado devem ser consideradas pelos gestores.

Abaixo, ensinaremos o que é preciso para conseguir manter a qualidade quando for entregar seus produtos e tornar essa experiência única para o cliente. Confira!

Garanta a integridade dos produtos

Quando um consumidor compra algo, a expectativa é receber tudo exatamente como foi ofertado. Portanto, qualquer desconformidade irá proporcionar um clima de descontentamento e a perda de credibilidade.

Um item que chega avariado para o cliente pode gerar também custos de logística reversa e prejuízos financeiros, já que o maior custo está atrelado ao transporte de mercadorias.

Ainda que o comprador não se dê o trabalho de reclamar e pedir uma possível substituição da encomenda, se o produto estiver com algum tipo de amassado ou arranhado e ele resolver aceitar mesmo assim, possivelmente não voltará a fazer novas compras.

Por tudo isso, é muito importante que se tomem os cuidados necessários com a forma de se embalar e acondicionar as mercadorias. No caso de alimentos e bebidas, a preocupação deve ser redobrada, pois há riscos à saúde dos clientes por questões de prazo de validade e contaminação.

O investimento em bons fornecedores de embalagens deve ser avaliado com cuidado para que se consiga evitar problemas desta ordem. Vale a pena ainda ressaltar a importância do design de produtos.

Respeite o tempo de entrega

Outro problema muito sério quando o assunto é qualidade na entrega, é a questão do prazo. O contexto moderno é marcado por muito dinamismo e ansiedade. Todos querem tudo e agora. Não há espaço para atrasos nem margem para muitos erros.

Sendo assim, uma empresa que quer ter clientes fiéis e satisfeitos, precisa cumprir todas as datas programadas. Isso exige organização e um bom sistema de gestão.

Como a demanda pode ser muito flutuante, para evitar a ruptura de estoque, alguns gestores acabam majorando seus inventários de forma a garantir uma sobra de materiais que consiga suportar um aumento repentino de demanda.

O problema desta prática é que os gastos com manutenção e a imobilização de recursos podem custar muito ao grau de lucratividade do negócio.

Uma solução que pode ser avaliada é a terceirização da gestão de estoques. Mesmo que seja um pouco mais difícil fazer isto para os itens comercializados, é possível encontrar opções interessantes quanto se fala em gestão de estoques de embalagens de papelão.

Ofereça entregas personalizadas

Falando ainda um pouco sobre o momento competitivo do mercado, é importante ressaltar a crescente personalização dos produtos e serviços. O que era somente um discurso copiado e sem muita veracidade até poucos anos atrás, hoje é uma lei de mercado que precisa ser seguida.

Quanto mais personalização, melhores as chances de vendas e de fidelização do público-alvo de uma empresa. Buscando fazer pesquisas e entender melhor quem são os clientes, departamentos de marketing e vendas conseguem trabalhar o negócio de forma a conseguir proporcionar experiências cada vez mais pessoais.

Na hora de cuidar da qualidade na entrega de produtos, esta personalização não pode ficar de fora. Cada detalhe pode contar muitos pontos à favor da empresa que se empenha em atender aspectos particulares de cada cliente. Nesse sentido, dois exemplos podem ser destacados.

O primeiro é a preocupação com uma embalagem totalmente personalizada. Com técnicas modernas e uma impressão de altíssima qualidade, é possível hoje entregar uma caixa de papelão muito bem desenvolvida como foco todo voltado para o consumidor final.

O segundo é que nenhum produto é vendido sem que exista, mesmo que minimamente, um nível de serviços envolvidos. Por isso, uma abordagem interpessoal adequada é algo em que vale a pena investir. Um treinamento que garanta atendimento correto e com gentileza, bem como jogo de cintura para resolver problemas faz toda a diferença.

Tenha uma estrutura eficiente de armazenagem

Quanto maior for a organização interna da armazenagem de produtos, melhor. Insumos e componentes, quando for o caso, também não ficam de fora desta boa gestão de recursos.

Depois dos gastos com transporte, normalmente, é a armazenagem que vem em segundo lugar. Além de influenciar no volume de despesas, ela também afeta diretamente a eficiência da qualidade na entrega.

Um estoque que seja bem planejado favorece o rápido envio de mercadorias aos clientes logo que o pedido é gerado. Exigindo menos tempo de processamento, a logística interna economiza etapas de processo e consegue colocar rapidamente à disposição do transporte o pedido requisitado pelo mercado.

Para ter certeza de que cada tarefa esteja funcionando dentro do desejado, considerando agora todo o processo até o recebimento pelo cliente, muitos gestores têm investido em sistemas de rastreio de entregas. Com estes números nas mãos, é possível encontrar gargalos nas atividades e conferir se todo o sistema está trabalhando como deveria.

Por meio da mensuração de resultados e a aplicação do PDCA, a diretoria da empresa tem como conferir se a forma de armazenagem está adequada e também buscar ajustes que potencializem o negócio.

Tudo isso tem como principais objetivos minimizar desperdícios, aumentar a margem de lucro do negócio e conseguir agradar clientes disponibilizando, dentro do tempo acordado, produtos com boa integridade.

Considerando essas preocupações e dicas de como ajustar as rotinas de trabalho do dia-a-dia da sua empresa, suas chances de ter melhores resultados serão bem maiores.

Gostou deste conteúdo? Tem mais dicas, perguntas ou experiências para compartilhar conosco? Deixe seu comentário logo abaixo. Queremos saber como anda a qualidade na entrega da sua empresa.

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