A escolha de um fornecedor de caixa de papelão é uma decisão estratégica que deve ser tomada com muita cautela. Foi-se o tempo em que os fornecedores eram vistos apenas como meros vendedores de insumos. Afinal, o gestor moderno procura, antes de qualquer coisa, um parceiro comercial.

Apesar de toda a importância do tema, muitas empresas ainda encontram dificuldades ao longo do processo. Isso acontece, em grande parte, devido ao desconhecimento de alguns critérios básicos que devem ser levados em consideração no momento da escolha.

Com isso em mente, elaboramos um artigo explicando tudo o que você precisa saber antes de fechar o negócio. Confira na sequência!

Qualidade

Além de proteger a mercadoria de danos ocasionados por impactos ou pela própria exposição aos elementos, a embalagem é o primeiro contato que o cliente tem com o produto. Assim, é com ela que, muitas vezes, inauguramos o relacionamento com clientes e com o público em geral.

Portanto, uma boa caixa de papelão de papelão deve ser resistente e bonita. Um indicativo de que a embalagem possui os padrões de qualidade desejáveis é o atendimento a normas de padronização nacionais e internacionais — as normas da ABNT e do ISO 9001.

Dentro desse contexto de resistência e estética da embalagem, o cliente deve ficar de olho também na qualidade da impressão e na composição da chapa de papelão utilizada para confeccionar as caixas. O ideal é que o fornecedor trabalhe com o papelão ondulado, devido a sua resistência e maleabilidade.

Com isso, aumentam as chances de o produto chegar até o consumidor final sem nenhum tipo de avaria e com a caixa de papelão apresentando um bom aspecto, que inspire no cliente o desejo de consumir.

É claro que tudo isso também depende de muitos outros cuidados no armazenamento e transporte, mas trabalhar com materiais de qualidade é um pré-requisito. Além disso, as caixas de papelão com boa qualidade facilitam bastante o trabalho de todos os envolvidos na cadeia de suprimentos, reduzindo perdas e aumentando a produtividade.

Atendimento

Além da qualidade da caixa de papelão, não podemos nos esquecer de que o atendimento e a comunicação também são fatores muito importantes para o sucesso da parceria. Um bom fornecedor está preocupado em ouvir e entender a demanda do cliente.

O perigo do mau atendimento é que ele pode minar a relação comercial com o passar do tempo — e não instantaneamente, como acontece quando a qualidade da embalagem não é boa, por exemplo.

Vale lembrar, ainda, que o bom atendimento não é um diferencial, mas uma obrigação de todo e qualquer fornecedor — embora, lamentavelmente, nem sempre isso ocorra na prática cotidiana.

É preciso entender que bom atendimento e simpatia são conceitos que têm alguma relação, mas não são sinônimos! A educação e a cortesia são elementos indispensáveis, mas o bom atendimento deve abarcar também muitas outras qualidades e uma estrutura adequada.

A título de exemplo, podemos pensar naqueles fornecedores que investem muito no treinamento dos colaboradores, promovendo palestras e workshops, mas não investem em tecnologia.

Nesse caso, por mais atenciosos que sejam os atendentes, a comunicação pode se tornar um verdadeiro castelo de cartas se não houver um bom software de gestão de clientes dando amparo às operações.

Afinal, todo cliente sabe o quanto é desgastante (e caro) ter que repetir as mesmas informações para diferentes representantes do fornecedor e, mesmo assim, correr o risco de não receber o produto da forma exata como havia solicitado.

Compromisso com o cliente

É preciso destacar a importância de procurar parceiros comerciais que tenham como prioridade o sucesso de seus clientes. 

Na MM Embalagens, por exemplo, o foco de todas as atividades empresariais está voltado para a satisfação dos clientes. Entendemos que o nosso sucesso depende do sucesso do cliente, e não de meros números em uma planilha de vendas.

O fornecedor preocupado apenas em fechar a venda geralmente tenta encaixar as necessidades do cliente dentro de moldes genéricos previamente elaborados. Quando o foco é no parceiro, o esforço é no sentido de adaptar a estrutura e os processos internos para fazer o melhor possível para quem busca solução.

Referências

Além de todos os critérios anteriores, a empresa pode, também, procurar referências sobre o novo fornecedor. Quantos e quem são os clientes que ele atende? São empresas sérias e conhecidas pelo seu compromisso com a qualidade? O que eles têm a dizer sobre o fornecedor de caixa de papelão?

Isoladamente, o mero fato de um fornecedor ter muitos clientes não significa, necessariamente, que ele presta um bom serviço ou oferece um bom produto. No entanto, levar em conta esse tipo de referência é sempre melhor do que dar um tiro no escuro — ainda mais se a empresa não está disposta a correr riscos com as embalagens.

História e trajetória

Outra forma de reconhecer um bom fornecedor é olhar para o passado da empresa, tentando traçar a trajetória que a levou para o ponto em que se encontra no presente.

Isso pode evitar que sua organização venha a se envolver em uma parceria com um fornecedor cuja conduta comercial é pouco conhecida ou que apresentam um estado periclitante e pouco confiável. O ideal é sempre se envolver com empresas que geralmente entregam aquilo a que se propõe.

A MM Embalagens está há mais de dez anos no mercado e é uma das empresas que mais cresce no setor, movimentando cerca de 400 toneladas de papelão todos os meses, entre acessórios e caixas de papelão ondulado de diversos formatos, tamanhos, com ou sem impressão, personalizações a pedido de clientes, tendo a supervisão de um moderno laboratório interno de qualidade para garantir a aplicação de normas ABNT e ISO 9001. Consolidamos tradição, excelência e valores competitivos no atendimento a indústrias pesada, farmacêutica, alimentícia, moveleira, agronegócios, distribuidoras, entre outras, totalizando mais de 5000 empresas já atendidas.

Fornecedor de caixa de papelão – uma escolha planejada

Não existem fórmulas mágicas para encontrar o melhor fornecedor de caixa de papelão. Uma decisão acertada depende, em larga escala, do bom senso e da sensibilidade do gestor responsável pela compra das embalagens. Entretanto, quando utilizamos os critérios acima, a chance de cometer erros é indiscutivelmente menor!

E então, achou o texto útil? Agora que você já conhece as principais características de um bom fornecedor, ganhe tempo e entre em contato conosco. Nossos atendentes estão prontos para ajudá-lo a encontrar a embalagem ideal para o seu negócio!