3 vantagens das caixas personalizadas para os negócios
Muito se fala hoje em dia a respeito da experiência do cliente e como ela é importante para que as empresas consigam se destacar em um mercado cada vez mais concorrido.
Esta experiência abrange todas as áreas do negócio, indo do atendimento e divulgação da empresa até depois da realização do pós-venda.
No meio desse caminho, acabamos esbarrando no recebimento dos produtos e a abertura de suas embalagens. Embalagens que também afetam diretamente a percepção dos consumidores de várias formas.
Por isso, cada vez mais existem empresas preocupadas em buscar soluções de caixas personalizadas. Preparamos este texto para que você consiga entender um pouco mais sobre algumas das vantagens de contar com esse tipo de solução. Continue a leitura e confira!
1. Padronização da entrega
Desenvolvendo um pouco mais o raciocínio a respeito da experiência do cliente, é preciso lembrar que cada detalhe conta na hora de trabalhar a percepção do público consumidor. Mesmo que de maneira consciente ele não perceba, a padronização de toda a unidade de comunicação que a sua empresa adota faz uma grande diferença no processo.
Esta preocupação na organização e padronização de todos os aspectos do negócio é algo muito importante e começa na definição do conceito da empresa, valores, nome e logomarca. Todos estes aspectos buscam criar uma personalidade para o empreendimento e a escolha sobre o tipo de embalagens também interfere diretamente neste conceito.
Vamos imaginar uma empresa que tenha uma grande linha de produtos e que faça vendas online, mas não tenha uma padronização das suas embalagens. Assim, para cada tipo de produto, dependendo do seu formato e peso, a loja pode acabar adotando uma caixa diferente.
Isso faz com que o cliente termine recebendo itens que aparentam ser comprados em lojas diferentes e pode gerar até mesmo uma impressão de insegurança diante de tanta diferença.
Cores, modelos, layout e a preocupação com funcionalidade e segurança precisam ser bem trabalhadas na hora da escolha das embalagens que todo negócio utiliza para fazer entregas aos seus clientes. Afinal, tudo faz parte da experiência que precisa ser sempre a melhor possível.
2. Reforçar o posicionamento da marca
Não há nada que quebre mais a confiança das pessoas do que ter um discurso diferente do que se pratica na realidade. Assim, se uma marca prega que se preocupa com o meio ambiente, mas não busca trabalhar com materiais recicláveis, a empresa pode cair em descrédito junto aos seus clientes.
Esse foi um exemplo bem simples, mas que serve bem para ilustrar a questão do posicionamento da marca. Contudo, outras preocupações podem fazer parte do discurso das empresas, mas que podem acabar não sendo conferidos no dia a dia.
Se uma empresa fala em praticidade dos seus produtos, ela também tem que cuidar para que ao receber os itens comprados o consumidor não tenha muita dificuldade ao desembalá-los. Em alguns casos, se as caixas forem escolhidas e tiverem uma montagem pouco adequada, poderá haver danos aos produtos na hora de abrir, o que só faz prejudicar a imagem da empresa.
Outra questão importante que temos que pensar ainda nesta discussão é o valor agregado que o produto sendo vendido tem. Quanto mais nobre ele for, melhor deve ser a sua embalagem, pois do contrário a empresa pode depreciar suas próprias ofertas.
Ao receber um produto que não condiz com a sua embalagem o cliente pode questionar a qualidade real do produto, pois parece não fazer sentido que algo de um valor agregado mais alto possa ser entregue em uma caixa de qualidade inferior.
3. Garantir a integridade dos produtos
Vamos pensar em uma loja que se comprometa a oferecer produtos de padrão mais elevado. Por mais que ela detalhe a composição do material usado para a fabricação dos seus itens como uma tecnologia muito avançada capaz de proporcionar maior resultado e especificidades excelentes, se a embalagem para entregar os produtos for inadequada, tudo isso pode ser perdido no meio do caminho.
Se estivermos falando de produtos da indústria alimentícia, a situação é ainda mais preocupante, pois o correto acondicionamento dos alimentos é fundamental para a saúde e também para as vendas. Ninguém vai comprar, por exemplo, frutas amassadas e com um aspecto duvidoso.
Todos os mercados devem se preocupar minimamente com o bom acondicionamento dos seus produtos em embalagens adequadas. Desde os delicados produtos da área médica até os itens mais robustos de indústrias que precisam ser transportados de maneira adequada, evitando desperdícios.
Um ponto importante a ser destacado é que algumas pessoas não entendem a importância de trabalhar com caixas personalizadas, pois acreditam que basta comprar caixas padrão do tamanho mais ou menos certo que o problema já está resolvido.
A questão é que os itens padrão oferecidos pelo mercado são exatamente isso: padrão. O que significa que nada é feito sob medida, nada é pensado exatamente para o que você quer transportar e armazenar e isto pode implicar em utilizar soluções que não sejam as melhores para cada caso.
Se um produto for acondicionado em um espaço não respeitando suas dimensões e particularidades, ele pode ficar solto demais dentro da caixa ou ainda apertado. Se o material da caixa não for adequado para o item, ele pode acabar danificado ou exposto a condições inadequadas de armazenamento.
Tudo isso contribui para a uma experiência que não vai ser a mais adequada para o seu cliente. Ele precisa receber tudo que comprou dentro de uma caixa que tenha a identidade visual do seu negócio, uma boa condição de acondicionamento que garanta a qualidade dos itens e ter sempre um mesmo padrão de embalagem.
Assim a sua empresa tem muito mais chances de fidelizar o cliente e garantir que ele tenha a melhor experiência possível. Tudo feito com atenção, cuidado e valorizando a sua marca.
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