Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. Translation loading for the okab domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121
Aprenda a fazer o armazenamento de arquivos da forma correta - Embalagens M2B - Caixas de Papelão BH

Aprenda a fazer o armazenamento de arquivos da forma correta

Aprenda a fazer o armazenamento de arquivos da forma correta

Alguns gerentes têm queixas sobre o tempo que perdem para realizar tarefas pouco estratégicas, esta situação acontece em qualquer tipo de mercado, mas a solução é geralmente a mesma: buscar organizar a rotina para sobrar mais tempo para o que realmente importa.

Pode parecer algo trivial e até pouco importante, mas a forma como você faz o armazenamento de arquivos diz muito a respeito da sua eficiência. Sem falar no tempo que se gasta até encontrar algum documento, existe ainda a grande dor de cabeça quando eles não são encontrados porque estão “escondidos” em meio a muitas outras coisas ou, ainda, foram jogados fora por engano.

Se esta história soa um pouco familiar, o melhor é resolver o assunto de uma vez. É para ajudar com isso que montamos um resumo bem objetivo sobre como fazer a organização e armazenamento de arquivos na sua empresa. Continue a leitura e confira!

Entenda a importância de manter os arquivos protegidos

A primeira coisa a fazer é dar a devida atenção ao tema. Muitos gerentes só voltam os olhos para seus arquivos quando tudo já está em uma condição bastante caótica, que vai exigir muito tempo e esforço para arrumar ou quando perdem um documento importante.

É errado pensar que, devido à correria da rotina, em algum outro momento vamos parar e arrumar aqueles papéis sobre a mesa ou que foram colocados de qualquer maneira no armário.

O melhor mesmo é ter a disciplina de, toda vez que for necessário manusear documentos, deixar tudo em seu lugar. Assim nada se perde ou se mistura.

Outra preocupação que se deve ter em mente é que outras pessoas podem precisar dos mesmos arquivos e aí, se eles não estiverem no devido lugar, vai ser perdido ainda mais tempo para encontrar o que deseja. Pior: gastar o tempo de dois funcionários em um assunto aparentemente tão simples.

Quanto mais tempo se demora a ter essa consciência, mais complicada a situação ficará. Por isso, se a sua empresa deixa este assunto de lado, é bom tomar uma atitude.

Aumente a durabilidade dos documentos

Antes de discutirmos propriamente sobre a melhor forma de se organizar os documentos, dedicaremos algum tempo analisando a questão da durabilidade deles.

Sendo de papel e frágeis, ainda que com alguns tipos de capas ou revestimentos de papelão, cartolina ou plástico, todos os arquivos impressos são muito sensíveis a ameaças do ambiente.

Umidade, mofo, poeira e até mesmo alguns insetos podem causar grandes danos ao material que esteja acondicionado de maneira inadequada. Por isso, certifique-se de manter seus documentos em uma área protegida e seca.

Armários em boas condições, locais mais afastados de intempéries, de alimentos e do trânsito de outros materiais nocivos são ações preventivas a serem consideradas.

Separe e classifique

Pensando um pouco mais no conteúdo dos documentos, é fundamental fazer uma boa análise do que está sendo arquivado. Além da importância operacional e histórica de alguns deles, ainda existe a preocupação de fazer uma boa gestão dos documentos estratégicos e daqueles que devem ser guardados por exigência legal.

Para resolver tudo isso, é preciso separar e classificar. O ideal é agrupar por assunto ou departamento e também em ordem cronológica. Desta maneira, será mais fácil encontrar os arquivos.

Se o volume for grande e houver documentos que podem estar relacionados a mais de um assunto, departamento ou projeto ao mesmo tempo, pode-se criar um índice para facilitar as buscas.

É natural utilizar códigos, abreviaturas e até cores pra ficar mais rápida a identificação de cada setor. Se for o caso, crie um índice geral para servir de fonte de consulta. Lembre-se também de manter uma boa indicação do que pode e deve ser descartado por meio do destaque para a data de validade de cada um.

Encontre a melhor forma de organização

Depois de já ter entendido como fica melhor a separação de todos os documentos, o que falta é armazenar tudo já organizado. Neste momento, o gerente precisa se preocupar com duas questões.

A primeira diz respeito ao acesso aos arquivos. Deixe afastado o que for mais restrito, avaliando quem pode e quem deve ter chaves de arquivos, salas, depósitos e até mesmo cofres.

A segunda é a forma como tudo vai ser acomodado. Documentos que não sejam muito utilizados no dia a dia ou que já tenham sido digitalizados, podem ficar em áreas mais afastadas. Por outro lado, arquivos que são necessários cotidianamente devem permanecer acessíveis.

Assim, caixas e armários reservados devem guardar documentos pouco acessados e arquivos suspensos e gaveteiros ficam incumbidos de armazenar os documentos da rotina.

Depois de entender a real necessidade de conseguir organizar bem seus papéis dentro da empresa e seguindo estas dicas, vai perceber como não perderá tempo toda vez que for necessário acessar alguma informação ou documento.

No início, poder ser necessário um pouco de vigilância e disciplina para manter tudo em seu devido lugar, mas uma vez que todos estiverem mais acostumados e cientes de como tudo está organizado, este assunto deixará de ser um problema na sua empresa.

Veja como funciona a digitalização de arquivos

Por fim, muitos dos documentos que são utilizados na empresa podem ser necessários somente para consultar alguma informação, de maneira que não é preciso realmente acessá-los fisicamente. Nesta hora, a digitalização de arquivos consegue ser uma solução que proporciona diversos benefícios.

Além de proteger os originais de um manuseio pouco cuidadoso, de eliminar o risco à integridade do documento e ainda que ele seja perdido ou guardado em um lugar errado, a digitalização agiliza muito a procura por arquivos e torna o acesso possível para pessoas e departamentos que estejam fisicamente afastados do local onde o arquivo original realmente está guardado.

Há ainda que ser considerada a importância de um backup, que será utilizado em caso da perda do documento original. Se sua empresa tiver um volume muito grande de arquivos, pode-se adotar o recurso da microfilmagem, que garante a possibilidade de armazenamento em larga escala.

Agora que você já sabe mais sobre a importância e como fazer a organização e armazenamento de arquivos, aproveite para curtir a nossa página no Facebook. Temos sempre conteúdos úteis e práticos para tornar o seu trabalho cada vez mais produtivo.

Chat via WhatsApp !