8 dicas para sua empresa atingir uma boa imagem empresarial
Uma grande grife internacional virou notícia por usar mão de obra escrava. Uma mineradora brasileira causou um dos maiores desastres ambientais da história. E uma multinacional que não remunera igualmente homens e mulheres chegou a ser notícia e alvo de questões trabalhistas.
Qualquer uma das situações acima pode prejudicar a imagem empresarial e, para reverter esse processo, levam-se anos (e até gerações).
Uma série de valores e atitudes está relacionada à boa imagem do seu negócio: há a dimensão ocupacional, ambiental, salarial, social, de inovação e muitas outras que influenciam na percepção das pessoas sobre a empresa.
Um quesito muito observado é a consonância entre a política e a prática da instituição. Não adianta ter um documento que mostre ações maravilhosas se a prática for diferente.
Confira, abaixo, 8 dicas para o seu negócio atingir uma boa imagem empresarial:
1. Valorize os funcionários
A valorização das pessoas que constituem a sua empresa deve ser uma prioridade sempre. Ter políticas de Recursos Humanos justas e equilibradas ajuda a reter os bons funcionários. Por isso, valorize aquilo que é positivo para o seu público.
Você só vai descobrir o que importa para os funcionários se estiver em contato com eles frequentemente. Faça pesquisas de clima, tenha canais abertos com os colaboradores e aproxime-se das comissões de funcionários para conseguir captar quais valores são importantes para eles.
Um erro constante acontece quando a empresa tenta adivinhar do que o funcionário precisa. Isso dá margem para oferecer benefícios que não correspondem à real necessidade dos funcionários. Os colaboradores ficam insatisfeitos e isso prejudica a imagem da empresa.
2. Tenha processos organizados
Nada mais desagradável do que uma empresa desorganizada. Manter os processos documentados, registrados e disseminados ajuda a instituição a ter uma imagem mais séria e perene diante do mercado.
Assim, qualquer decisão é tomada de forma embasada e os funcionários têm respaldo para participar e tomar conhecimento das ações. As questões trabalhistas e que envolvem a qualidade dos serviços ficam mais transparentes, o que contribui para uma melhor imagem da organização.
3. Aposte na dimensão social
Uma empresa não atua de forma isolada em determinada comunidade, cidade, estado ou país. Ela está imersa em um contexto que inclui problemas sociais próprios, impactos, peculiaridades e desafios.
Ter ações que contribuam para a dimensão social da comunidade onde a empresa está inserida impacta positivamente na sua imagem.
Promova ações de valorização das pessoas do entorno, por meio de iniciativas de capacitação voltadas à saúde, ao bem-estar, ao lazer e à cultura, que estejam diretamente ligadas ao negócio da empresa. Uma empresa não pode funcionar de forma isolada e deslocada de seu contexto.
4. Atue de forma sustentável
A sustentabilidade é uma bandeira que está em alta ultimamente. A questão ambiental não está apenas relacionada ao meio ambiente, mas à própria sobrevivência financeira da empresa.
Portanto, pensar em medidas e políticas que mantenham o seu negócio saudável no mercado também é ser sustentável. Os 20 objetivos do Milênio da ONU destacam a questão ambiental como primordial.
Qualquer atividade econômica traz algum impacto para o meio ambiente, por isso as empresas precisam estar atentas a esse fator. A Natura é um exemplo bem-sucedido de empresa que se preocupam com a questão ambiental, o que faz com que ela tenha uma das melhores reputações do país.
Para a extração de matéria-prima para seus produtos, a empresa pratica o reflorestamento de algumas áreas. A marca também optou por embalagens com menor quantidade de plástico, entre outras ações. Isso mostra que a questão ambiental faz parte do cotidiano da Natura.
5. Construa uma governança eficiente
Um planejamento elaborado com consistência, por uma empresa que tenha governança definida e seja atuante, tem mais valor no mercado. As empresas com governança sólida constroem uma reputação mais respeitada e têm ações muito mais impactantes.
Esse processo evita que um planejamento seja feito e não cumprido, impedindo também que seus dirigentes sejam colocados no poder sem critérios técnicos fundamentais, por exemplo.
6. Apoie a igualdade e a tolerância
Uma empresa não deve tolerar nenhum tipo de preconceito em suas propriedades. A tolerância étnica, social e de orientação sexual deve ser estimulada entre todos os funcionários da organização.
Isso pode ser feito por meio de políticas de valorização — como planos de carreira e promoções — que devem ser acessíveis a todos, indistintamente.
Ter mulheres, negros, indígenas e portadores de deficiência em cargos de liderança e com o mesmo nível salarial mostra que a empresa valoriza, acima de tudo, o valor profissional do colaborador e os seus resultados. Uma imagem forte no mercado também se constrói com equidade e tolerância. (Logística)
7. Estimule a formação e o crescimento dos colaboradores
Para conseguir uma reputação positiva, as empresas precisam se importar com o crescimento de seus funcionários. Apresentar políticas que incentivem a capacitação, a formação continuada e o crescimento interno mostra que não é apenas dar o emprego que importa, mas oferecer condições de ascensão para os colaboradores.
Quem tem um time mais capacitado e oferece esse tipo de estímulo tem uma imagem mais positiva diante do mercado. Além disso, atualmente, ter um único emprego durante toda a vida é algo muito raro, diferente da realidade de outras gerações.
Portanto, oferecer condições de ascensão interna é uma forma manter o colaborador por mais tempo na instituição. Ganha o funcionário e ganha a empresa que é capaz de reter os talentos.
8. Acrescente ao mercado
Não basta que a sua empresa exista: é preciso fazer a diferença nesse mercado. Isso se constrói com políticas de concorrência legais, que fortaleçam o mercado sem desmerecer os clientes.
É preciso também estar atento aos órgãos de defesa do consumidor e às entidades de classe, acompanhando as discussões dos diferentes grupos e contribuindo da forma que for possível.
Trabalhar para que sejam criadas políticas públicas que contribuam com o setor também é válido. Participar das ações da Câmara de Vereadores da cidade ou da Assembleia Legislativa para fazer parte das discussões acerca das leis relacionadas ao setor é um papel importante dos gestores.
Como se percebe, diversas dimensões compõem a imagem de uma empresa e é preciso atuar constantemente por meio de ações eficazes e de marketing para manter uma reputação positiva.
As campanhas de marketing têm a função de mostrar à sociedade o que é desenvolvido pela empresa. Esse é um papel importante, pois não basta fazer: é importante contar o que foi feito.
Na sua opinião, há mais algum fator fundamental para a imagem empresarial? Deixe seu comentário abaixo!