O leite materno das empresas crianças e adultas (Carta do SEO). Donos de empresas cuidam delas como se fossem uma extensão do seu corpo? Você deixaria o seu corpo passar fome? Deixaria uma criança passar fome ou morrer de fome? 

O segredo para ser prospero é não deixar o fluxo correr naturalmente !

 

     Se você deixar esse fluxo acontecer naturalmente, o dinheiro correrá para longe de você. 
     Tenha domínio do fluxo e seja próspero! 
    Fluxo é um movimento contínuo de algo que segue em curso.  
    No fluxo de caixa, principalmente as contas a pagar, acontece exatamente esse movimento contínuo e se a gente não tiver cuidado, vai fluir sempre, cada dia com mais força e esse fluxo só vai crescer.  
    Se existe algo que não precisamos fazer muita força para que haja movimento, são nos custos e despesas, nesse lado perigoso do fluxo de caixa. 
    Já o outro lado, o lado das entradas, costuma ser um movimento que para acontecer, é preciso fazermos forças  ou as coisas certas. Talvez seja onde o rio corre para cima! 
    E está aqui o grande perigo em não ter um fluxo de caixa, onde pode se olhar para ele todos os dias e não permitir que as coisas aconteçam naturalmente. No natural, o ser humano vai sempre gastar mais do que pode, exatamente porque é o fluxo natural, pois dizem que para descer todo santo ajuda.  
    Preste atenção numa caixa d’água, onde entra água por um cano e sai água por outro cano, normalmente, mais para o fundo da caixa. O que é mais fácil? Entrar ou sair a água? Para sair a água, basta abrir a torneira e nem precisa de segredo com as conexões e tubulações, pois a água quer sempre qualquer brecha para escapar e ir embora. Assim é o dinheiro! Mas no cano de entrada, mesmo que seja bem lá na origem, alguém precisa fazer alguma força para que essa água entre na caixa e se tiver qualquer problema nas conexões, ela se perderá pelo caminho ou irá para um outro destino. Assim é o dinheiro! 
    É fundamental numa empresa ou numa casa ter um fluxo de caixa para controlar o que entra e o que sai, medir todos os dias para que não falte e sim transborde e usemos o transbordo para nossas reservas da tranquilidade, da expansão, dos investimentos, etc. 
    O problema é que muitas pessoas deixam fluir naturalmente e, no fluxo natural, vai gastar mais do que recebe, exceção de algum bilionário que nem consiga gastar o seu dinheiro.  
    O vermelho está logo ali e a pessoa só se assusta quando vê que faltou dinheiro para pagar as contas. Alguns fazem um ajuste rápido e outros começam a recorrer a empréstimos, o que muitas vezes é ir ainda mais para o fundo da caixa, ou do caixa.  
    Cuide de suas fontes de receitas. Como estão as suas vendas e a qualidade delas? Nesse lado precioso do fluxo de caixa, o das entradas, é preciso fazer as coisas certas, as conexões precisam ser óbvias e o caminho do dinheiro precisa ser amado. É aqui que você enche a caixa, ou o caixa. Mas desde que no outro lado do fluxo, as torneiras não estejam muito abertas.  
Grande abraço, 
Marcos Alexandre
CEO Embalagens M2B 
Espero que tenha te ajudado e, logo abaixo, gravei um vídeo para você, enriquecendo ainda mais esse tema tão importante!
Chat via WhatsApp !