O leite materno das empresas crianças e adultas (Carta do SEO). Donos de empresas cuidam delas como se fossem uma extensão do seu corpo? Você deixaria o seu corpo passar fome? Deixaria uma criança passar fome ou morrer de fome? 

Investimentos Inteligentes 

          Se você olhar para os últimos 10 anos e refletir sobre o quanto você gastou dinheiro com coisas fúteis? E se você tivesse investido parte desses gastos nas coisas fúteis em ativos inteligentes? Sua vida estaria melhor hoje? Se essas perguntas geram dores em você, é um sinal de que você pode mudar seus próximos anos. 
         Parece óbvio dizer que um empreendedor tem a obrigação de gerar lucros para ter sustentabilidade. Infelizmente, ter lucros é um grande desafio para as empresas. Isso se aplica também a quem não empreende. É preciso ganhar mais do que gastar, um feito que poucas pessoas conseguem. 
         Em um cenário assim, sobrar dinheiro para diversificar investimentos parece não ser tão fácil. Mas o fato de não sobrar dinheiro não é o que impede alguém de fazer investimentos inteligentes. O que impede é a falta de objetivos claros, somado à falta de conhecimentos. Ter objetivos claros, necessidades e desejos, faz você encontrar desafios para te encorajar. E você vai buscar o que for necessário, inclusive o conhecimento dos ativos financeiros que faz o seu dinheiro multiplicar. 
         A maioria dos empreendedores reinvestem todo o dinheiro na própria empresa e aí pode estar um grande perigo. Se em algum momento essa empresa não estiver bem, toda a aposta foi feita nela. E aí podem surgir alguns apertos, algumas noites mal dormidas e outros males. 
        Se existem objetivos claros, tendo conhecimento de fontes diferentes de renda, haverá a retirada de um valor mensal para diversificação desses investimentos. 
        Se conseguimos pagar as contas do mês, porque não criarmos a conta investimentos inteligentes e diversificados? Se somos cumpridores de nossas obrigações, somos cumpridores também das obrigações com a conta de investimentos. Você já parou para pensar nos benefícios que você terá? 
        Quais são os investimentos inteligentes? 
        Todo mundo que tem uma grana e não conhece muito sobre investimentos, na maioria das vezes aposta em imóveis. Tem imóveis que estão em localização sem potencial de desenvolvimento e além disso, o capital investido nele não retorna um percentual que supere a inflação.  Será que vale a pena? Para quem quer estar abraçado na segurança, sim. 
        Você conhece alguém que tem um apto que valha R$500.000,00 alugado por R$1500,00? Isso rende 0,3% ao mês, somando 3,6% ao ano. Está quantos % abaixo da taxa SELIC, ou quantos % abaixo do CDI ou da inflação? O mais grave ainda é que a poupança, que rende aproximadamente 70% da taxa SELIC, pode ser mais atraente que o retorno de certos imóveis, dependendo do momento da taxa SELIC. Se seu imóvel rende próximo à poupança, pense bem porque esse seu ativo é péssimo. Se seu dinheiro está na poupança, crie desejos, necessidades e estude novas formas de investimentos para que você seja um multiplicador financeiro. Mas cuidado, melhor ele na poupança ou em outros ativos não rentáveis do que serem gastos e você ficar sem nada.
         Em todos os investimentos que fizer, seja em imóveis ou em outros, sempre busque superar a inflação, de preferência acima de 10, 20, 30%. Se gosta de mais segurança, diversifique em 3 ou 4 opções. Um percentual em baixo risco, outro em médio e menos ou nada em alto risco. Comece com pouco até se sentir mais sábio e confiante.
        Pare de achar que é difícil. Use seus sonhos e desejos e te desafie a ir além. Daqui a 5 ou 10 anos, olhe para trás e tenha menos sentimentos que poderia ter feito melhor. Tenha muitos sentimentos de felicidades e que valeu e está valendo a pena.
Veja o rápido vídeo que fiz para enriquecer ainda mais esse conteúdo tão importante para você!
   
Grande abraço !
Marcos Alexandre
CEO – Embalagens M2B
Chat via WhatsApp !