Embalagem para cerveja artesanal: quais os diferenciais?

Embalagem para cerveja artesanal: quais os diferenciais?

Você já parou para pensar no quanto a embalagem faz a diferença na hora de escolher a sua cerveja artesanal? E você, fabricante de cervejas, está oferecendo ao seu cliente algo que você gostaria de comprar, esteticamente falando? Tenha sempre em mente que um sabor de qualidade não é suficiente para vender o seu produto; você precisa pensar na embalagem para cerveja artesanal como peça fundamental para atrair o cliente à primeira vista.

Além de serem as preferidas para quem compra a bebida na intenção de presentear algum amigo ou familiar, as embalagens criativas ajudam a fortalecer a marca no mercado. Os clientes passam a associar determinados formatos e cor de embalagem ao seu produto, e como isso poderia acontecer se ele viesse em um recipiente igual ao dos concorrentes, apenas com o rótulo diferente?

Até chegar ao copo, a cerveja percorre um longo caminho, da produção ao envase, e as afirmações que costumamos ouvir de que “na garrafa o sabor fica melhor” até têm certo fundamento, pois pequenas alterações podem estar relacionadas aos procedimentos pelos quais a bebida passa até a embalagem. O ideal é que o gostinho original da sua marca sofra o mínimo possível de alterações.

Se você trabalha com cervejas artesanais, lembre-se de que para ganhar destaque no mercado e conquistar a preferência do público, as suas embalagens devem contar com alguns diferenciais, como:

1. A latinha não deve ser vetada

Se você olha para as cervejas em lata com certo preconceito, por acreditar que elas transmitem a ideia de um produto barato e inferior, está na hora de mudar seus conceitos.

A lata normalmente é fabricada a partir de um material inerte, que não altera o sabor da bebida. É claro que você não vai vender a sua cerveja artesanal em uma lata igual às que costumamos ver no mercado, mas investir em tamanho, formato e cor diferenciados tem tudo para dar certo.

2. A famosa long neck continua em alta

A garrafa de pescoço comprido normalmente é associada à cor marrom que costumamos ver no mercado. Isso tem explicação científica: quando a bebida é exposta à luz, podem ocorrer reações químicas entre seus compostos, gerando odores desagradáveis. A coloração marrom seria a melhor para impedir esse processo.

Apesar de ser recomendado evitar cores claras na hora de confeccionar a sua garrafa, a Heineken é um bom exemplo de que inovar nas cores pode dar certo. Além disso, existem diversas cores mais escuras para você escolher, além de poder variar o tamanho e o diâmetro. Ou, então, já pensou em um rótulo diferenciado, que cubra uma parte maior do vidro?

3. Você ainda pode investir em barris

Disponíveis em inox ou material pet, os barris variam de acordo com o tamanho e a capacidade e são uma boa pedida, caso a sua intenção seja comercializar embalagens maiores, para festas ou reuniões de amigos, por exemplo.

Por muito tempo acreditava-se que uma bebida envasada em barril inviabilizava o processo de pasteurização. Isso porque, até atingir a alta temperatura no interior do recipiente, o líquido em contato com as paredes seria praticamente descaracterizado, o que é altamente prejudicial ao sabor.

Entretanto, essa regra já está caindo em desuso, visto que procedimentos modernos já possibilitam a pasteurização da bebida mesmo quando ela vem envasada nesses recipientes maiores.

4. A embalagem não termina na garrafa (ou lata)

Diferentemente do que acontece com as marcas que vemos no supermercado, você não precisa (e nem deve) acomodar os frascos com a sua cerveja em um engradado de papelão fino e sem graça.

Como se trata de um produto que também é visto como opção de presente, acomodar os recipientes em embalagens bonitas e criativas também é fundamental na construção da imagem da sua marca.

Caixas de papelão em formato de pequenas maletas são ideais para acomodar de uma a duas garrafas. É interessante pensar primeiro nessas caixas menores, ideais para presentes.

O formato com alça para carregamento pode ser utilizado para embalagens de até 6 garrafas ou latas. Você também pode criar um engradado para 10 ou 12 unidades e caixas totalmente fechadas para quantidades menores.

5. Sua criatividade não precisa ter limites

Sabe aquela velha máxima de que a sua marca precisa ter uma identidade visual? Pois bem, ela realmente precisa. E é essa identidade que será divulgada na embalagem para cerveja artesanal que você escolher.

Tanto as garrafas ou latas quanto as embalagens externas devem manter a coerência de cores e formatos que representem a sua empresa. Além disso, deve haver harmonia entre cores e elementos para que a embalagem não se torne visualmente poluída e acabe por afastar ao invés de atrair o consumidor.

6. Você pode se basear em cases de sucesso

Nem precisamos dizer que a sua marca deve ter a sua cara, sem copiar de ninguém, mas pensar em empresas que fazem sucesso com as suas cervejas pode ser uma bela fonte de inspiração.

Cervejarias como a Amazon Beer (que agrega componentes diferenciados às suas cervejas) e a marca Coruja (que oferece opções pasteurizadas ou não) são belos exemplos de empresas que seguiram suas ideias sem medo e alcançaram sucesso.

É claro que os tipos de cerveja que você pode desenvolver são assunto para outro tópico, mas pensar nas embalagens com a mesma criatividade que esses produtores olham para a bebida é o que faz a diferença.

Independentemente de qual seja a sua ideia, é fundamental escolher bem quem produzirá as embalagens para você. De nada adianta pensar em um design perfeito se a empresa contratada não conseguir reproduzir a sua ideia à altura.

É por isso que contamos com as melhores tecnologias para produzir a sua embalagem com eficiência e precisão. Sabemos o quanto é importante que a sua ideia saia do papel e se torne sucesso. Não deixe que qualquer terceiro coloque tudo a perder.

Se este tópico o deixou mais animado a inovar quando o assunto é a sua embalagem de cerveja artesanal, continue acompanhando nossas novidades, seguindo-nos nas redes sociais: estamos no Facebook!

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