O leite materno das empresas crianças e adultas (Carta do SEO). Donos de empresas cuidam delas como se fossem uma extensão do seu corpo? Você deixaria o seu corpo passar fome? Deixaria uma criança passar fome ou morrer de fome? 

A margem da vida ou da morte de um negócio

       Vendas é o motor de qualquer negócio. Sem vendas, umas empresa sequer sobrevive e muito menos cresce de tamanho. 
       Muitos empreendedores abrem seus negócios e não alavancam porque não conseguem colocar o produto no mercado. Já vi ótimas ideias, com bons produtos não funcionar, assim como já vi péssimas ideias e produtos ruins funcionar. Exatamente porque tinham grandes vendedores. 
        Então, resumindo até aqui, o segredo é vender. 
        Mas apenas vender? Não. Muitos negócios não passam de alguns poucos meses ou anos porque queimam o capital na largada, vendendo muito, mas sem resultados. São as chamadas vendas impensadas, sem a margem de lucro mínima ideal. 
       O empreendedor precisa estudar o mínimo, o básico necessário para tocar o negócio. Falamos nos meses anteriores de fluxo de caixa, capital de giro e custos fixos e variáveis. Estamos seguindo umas sequência básica, simples e essencial que todo empreendedor deve dominar para ter um negócio saudável e não ter surpresas ou decepções ao longo da jornada.
       Muitos começam empolgados com um grande sonho e se veem com um tempo num grande pesadelo. O sonho virou um problema, tirando a paz interior de muita gente. 
       Mas empreender é simples e gratificante quando temos disciplina nesses pontos básicos. Não precisa de muita coisa e sim, só fazer o básico bem feito. 
       Antes de colocar o produto à venda, faça o levantamento correto dos custos fixos. Só para lembrar, falamos de custos fixos e variáveis no mês passado. Após o levantamento correto dos custos fixos, você irá identificar por quanto deverá vender um produto, o quanto deverá sobrar de margem de lucro desse produto para pagar os custos fixos. Essa é a MC, a Margem de Contribuição. 
       Vai poder focar no número mágico, que é quantos produtos precisará vender e buscar bater essa meta. Você poderá aumentar ou diminuir o preço do produto, para melhorar ou diminuir a margem, ajustando para baixo ou para cima a quantidade necessária de produto a ser vendido, o número mágico que sua equipe deve bater de meta. Quanto menor a MC, maior deverá ser a quantidade de produto a ser vendido. 
       Lembre-se que você precisa definir seu posicionamento de preço no mercado, sua marca, levando em conta o preço de mercado e se seu produto tem valor agregado ou não. 
       Para complementar esse texto, veja o rápido vídeo que gravei sobre Margem de Contribuição. Não deixe de ver, mesmo que você acelere a velocidade 2x. 
 
Obrigado, 
 
Marcos Alexandre
Espero que tenha te ajudado e, logo abaixo, gravei um vídeo para você, enriquecendo ainda mais esse tema tão importante!
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